Boavista e Belenenses encerraram, esta terça-feira à noite, no Restelo, a jornada de fecho da primeira volta do campeonato com uma divisão de pontos garantida pelos portuenses já nos instantes finais da partida.

O Boavista vinha de uma derrota caseira (1-3) frente ao Sporting de Braga e os azuis do Restelo tinham empatado a zero bolas em Portimão. Face ao último jogo disputado pela equipa de Belém, Domingos Paciência manteve o mesmo onze. Já os axadrezados fizeram uma alteração com a entrada de Leonardo Ruiz para o lugar de Róbson.

Erro defensivo do Boavista ditou resultado ao intervalo

O jogo começou por ser muito disputado a meio-campo com ambas as equipas a tentarem chegar à baliza contrária. A equipa de Belém era quem mais ameaçava com algumas investidas no ataque mas sem grande perigo, até que ao minuto 15 chegou o golo do Belenenses: erro na defensiva do Boavista com o guarda-redes Vágner a falhar um corte e a bola a sobrar para Benny, que com a baliza deserta, atirou a contar.

O Boavista reagiu ao golo sofrido e assumiu o controlo da partida mas sem o discernimento necessário para chegar à baliza defendida por Filipe Mendes. À passagem do minuto 22, Rochinha recuperou uma bola no meio-campo do Belenenses e rematou com perigo para a baliza dos da casa, mas o guardião do Restelo defendeu com os pés.

Os axadrezados continuavam a ter mais bola, mas a pecar no último passe. Os comandados de Domingos Paciência iam gerindo a vantagem mínima com contra-ataques rápidos mas sem criar perigo para as redes de Vágner. Aos 37 minutos, os azuis do Restelo voltaram a ameaçar o guardião boavisteiro com um remate forte de Diogo Viana.

O jogo ia caminhando a passos largos para o intervalo e nos minutos finais da primeira parte Benny teve uma boa oportunidade para aumentar a vantagem no marcador: Rossi apareceu no sítio certo para cortar a bola.

A eficácia do Belenenses ditou o 1-0 ao intervalo, numa primeira parte morna do lado do Boavista que, apesar de ter mais posse de bola, só criou perigo por duas vezes.

Mateus deu o empate em final de jogo eletrizante

Os técnicos dos dois clubes não mexeram nos respetivos onzes no início da segunda parte e o jogo continuou na mesma toada da primeira parte: o Boavista com mais bola, a correr atrás do prejuízo e um Belenenses a colocar bola na frente e a esperar pelos contra-ataques.

O Belenenses foi a primeira equipa a criar perigo na segunda parte. Na sequência de um canto, Nuno Tomás teve uma oportunidade flagrante para fazer o 2-0, mas atirou por cima. A equipa da casa conseguiu alterar o rumo do jogo e começou a ter mais posse e a chegar à baliza de Vágner com mais frequência.

Os forasteiros estavam na mó de baixo e não conseguiam criar perigo, algo que só aconteceu ao minuto 72 com um pontapé de fora de área do lateral Carraça a passar perto do poste direito de Filipe Mendes. Foi o primeiro remate dos axadrezados no segundo tempo.

O Boavista assumiu o controlo do jogo nos quinze minutos finais e Kuca teve uma grande oportunidade para empatar a partida: recebeu a bola dentro de área, tirou um adversário do caminho e rematou cruzado com a bola a passar rente ao poste da baliza do Belenenses. Logo a seguir, Rui Pedro teve nos pés mais uma oportunidade para marcar: rematou de pé esquerdo, Filipe Mendes defendeu e a bola só foi salva com um corte de Nuno Tomás em cima da linha de golo.

A dez minutos do fim e a precisar do golo era a Pantera Negra quem mais ameaçava. O Belenenses mantinha as linhas muito recuadas e tentava defender a vantagem com bolas bombeadas para os avançados.

O golo do Boavista chegou depois de muita insistência. Canto marcado por Carraça, a bola a sobrar para Rui Pedro que rematou ao poste da baliza de Filipe Mendes. Mateus ganhou o ressalto e encostou para o fundo das redes em cima do minuto 90. Estava feito o empate no Restelo com um golo contestado pelos da casa, mas validado pelo videoárbitro (VAR).

O Belenenses ainda tentou responder nos minutos finais e chegou mesmo com perigo à baliza do Boavista, mas Vágner negou o golo a Yebda. Na recarga, Sasso atirou ao lado.

Com uma primeira parte melhor do Belenenses, o Boavista só acordou a dez minutos do fim, mas fez o suficiente para merecer o empate. O conjunto de Belém aumenta para dez o número de jogos sem ganhar, em todas as competições, e fica agora com 19 pontos. A equipa nortenha soma 21 pontos e mantém a nona posição.

“Considero este jogo uma vitória”

Jorge Simão mostrou-se satisfeito com a equipa e destacou a “bravura, qualidade e talento” dos seus jogadores. O técnico do Boavista disse que o empate é o resultado justo para os axadrezados e salientou o esforço na procura do golo: “Considero que este jogo é uma vitória. É verdade que só vale um ponto, mas vale pela forma como o conquistámos. Foi o culminar de um esforço e vontade de virar o rumo dos acontecimentos muito grande. O golo premeia todo o esforço que tivemos ao procurá-lo.”

O treinador, de 41 anos, afirmou que não tem metas para a segunda volta do campeonato e o objetivo é fazer o melhor possível: “Nunca falámos em meta de pontos. O que foi definido quando aqui cheguei era fazer melhor do que o tem sido feito, nomeadamente melhor que a época passada. É esse o objetivo que nos guia e ao qual estamos ligados”.

“Assim não ganhámos a ninguém…”

Domingos Paciência reconheceu que a equipa falhou em certos momentos do jogo mas teceu duras críticas à arbitragem. “Há fora de jogo. O árbitro não consultou o videoárbitro e mandou seguir. Fomos penalizados porque tentámos segurar o resultado, mas assim não vamos ganhar a ninguém. Se não cumprem as regras torna-se complicado. Se criaram o videoárbitro para isto não vale a pena”.

O treinador do Belenenses fala de uma primeira parte dominada pelos da casa e de uma segunda parte mais forte do Boavista: “Primeira parte equilibrada, marcámos o golo com alguma felicidade, aproveitando a desatenção do Vagner. Na segunda parte o Boavista procurou jogar mais na frente e esticar mais o jogo. Tivemos dificuldade em ter bola, apesar de termos criado oportunidades para marcar, e permitimos que o Boavista jogasse mais dentro da nossa área”.

Para além de apontar falhas à equipa de arbitragem, Domingos Paciência explicou que não esteve bem nas alterações que fez na equipa: “Não fui feliz na forma como mexi na equipa para que segurássemos mais o jogo no meio-campo.”

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro