O número de visitantes nos museus e monumentos tutelados pela Direção Regional de Cultura do Norte tem vindo a crescer. Desde 2013, já se registaram cerca de 2,7 Milhões de visitantes no conjunto de museus tutelados pela DRCN e, em 2017, registou-se  uma subida de 6,1% em relação ao ano anterior. O Museu de Lamego foi o que mais cresceu em visitantes com uma subida de 61% face a 2016.

Também o Museu dos Biscainhos, em Braga, registou um aumento significativo de visitantes ao longo de 2017, com uma subida de 32%, em relação ao período homólogo. Em Bragança, o Museu do Abade de Baçal cresceu 20% no número de visitantes, enquanto, em Guimarães, o Paço dos Duques e o Museu de Alberto Sampaio cresceram 14% comparativamente a 2016. O Museu da Terra de Miranda, com 7% de aumento, e o Museu D. Diogo de Sousa, com 2%, registaram as subidas menos significativas.

O diretor do Museu de Lamego, Luís Sebastian, explica que o crescimento do número de visitantes no espaço que coordena é o resultado de um trabalho que não se cinge apenas ao ano 2017.”É uma estratégia que foi definida há cinco anos de ter um plano de atividades ambicioso, repleto de eventos.”, diz.

“Temos também uma comunicação online muito dinâmica e uma estratégia de publicação bastante ambiciosa”

Entre exposições temporárias, ciclos de cinema, fotografia e conferências, Luís Sebastian adianta que o museu tem uma média de 60 eventos por ano e que na diversidade é que está o ganho. “Apostamos também em workshops, em exposições fora do nosso espaço quer em Portugal quer noutros países”, refere.

Luís Sebastian admite que a presença no meio digital é uma ferramenta fundamental para atrair público para os museus “Temos também uma comunicação online muito dinâmica e uma estratégia de publicação bastante ambiciosa com várias publicações online que têm tido uma enorme aceitação pelo mercado nacional e estrangeiro”, adianta.

Na perspetiva do diretor as entidades culturais devem aproveitar o crescimento do turismo para desenvolverem os seus produtos e aumentarem a sua visibilidade. “Os números [de visitantes em museus e monumentos] nos últimos anos têm vindo a aumentar, sobretudo nas zonas do país com maior aumento de turismo. Por isso, os museus apanham também um pouco esta dinâmica que o turismo em Portugal tem vindo, felizmente, a criar”, remata.