O encontro da 18ª jornada da Liga, entre o Estoril e o FC Porto, disputado na noite desta segunda-feira, foi interrompido ao intervalo, por razões de segurança identificados numa bancada.

Foi pouco depois do apito do árbitro para o intervalo que os cerca de cinco mil adeptos do FC Porto tiveram de abandonar a bancada norte do Estádio António Coimbra da Mota, onde se encontravam. A maioria dos adeptos desceu ordeiramente para o relvado.

“A interrupção está ligada ao facto de parte da bancada norte do Estádio António Coimbra da Mota ter tido um abatimento no centro, que causou algum alarme e que levou as autoridades a evacuar em segurança toda a bancada em causa”, explicou o Estoril Praia em comunicado.

A espera, até à tomada final de uma decisão, foi longa. Só pelas 22h50 a interrupção do encontro foi determinada, uma “medida articulada entre responsáveis da Liga Portugal, Câmara Municipal de Cascais, Bombeiros e sociedade desportiva anfitriã”, esclareceu pela sua parte a Liga.

No comunicado do Estoril é dito que o jogo entre os dois clubes “foi adiado, com data a definir brevemente”. O FC Porto, pela sua parte, informou que “apenas se colocou de parte a hipótese de terça-feira, 16 de janeiro”, tendo entretanto divulgado algumas imagens dos problemas identificados no estádio. Já a Liga prometeu agendar para esta terça-feira uma reunião entre FC Porto e Estoril “com caráter de urgência”.

Mas são grandes as dúvidas sobre se o encontro vai ser realmente reatado. O calendário do FC Porto nas próximas semanas é muito apertado, com compromissos para o campeonato, Taça de Liga e, já em fevereiro, para a Liga dos Campeões.

O encontro, que o Estoril vencia por 1-0 na altura da interrupção – golo de Eduardo, de livre direto, aos 17 minutos – pode mesmo não acontecer. Isto porque o artigo 94º do Regulamento Disciplinar da Liga refere que “quando um jogo oficial não se efetuar ou não se concluir em virtude de o estádio não se encontrar em condições regulamentares por facto imputável ao clube que o indica, é este punido com sanção de derrota”.

Entretanto, os dragões já se concentram no próximo jogo. A equipa comandada pro Sérgio Conceição tem treino à porta fechada marcado para esta terça-feira no Olival, às 11h00. O FC Porto recebe o Tondela na sexta-feira, pelas 21h00, num encontro a contar para a 19ª jornada do campeonato.