Foi em meados de dezembro de 2015 que João “Joo” Pereira, jogador profissional de 22 anos de League of Legends (LoL), começou a perceber que podia ter potencial para jogar fora de Portugal, em equipas e ligas melhores e mais competitivas.

O jogador português, natural de Barcelos, anunciou nas redes sociais que estava aberto a novas propostas. A palavra espalhou-se na comunidade estrangeira e recebeu várias ofertas internacionais.

De entre as várias propostas recebidas, a que lhe despertou mais atenção foi a que chegou no dia 29 de dezembro de 2015. Do outro lado do monitor estava um convite da equipa espanhola Giants Gaming.

Em entrevista ao JPN, “Joo” revela que no início estava apreensivo e que não sabia se devia aceitar a proposta, mas que o apoio da família foi essencial para tomar a decisão final.

“À medida que fui recebendo as propostas fui falando com os meus pais e mostrei especial interesse pela dos Giants. Os meus pais apoiaram-me e transmitiram-me o pensamento de que estou na idade de experimentar novas coisas e que este iria ser um bom desafio para mim. Oportunidades destas não aparecem todos os dias”, acrescenta.

Tomada a decisão, o jogador embarcou, no início de janeiro de 2017, para um media day em Barcelona, onde estabeleceu o primeiro contacto com todos os membros da equipa, tirou fotografias e deu entrevistas, que viriam a ser utilizadas durante a liga espanhola.

Mas a grande aventura começou a 25 de janeiro de 2017, há já quase um ano. Joo despediu-se da família e dos amigos e partiu para uma gaming house em Málaga.

Do hobby à profissão

O jogador português estudava Contabilidade e Administração no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e jogava LoL como um hobby, antes de surgir a oportunidade de representar os Giants.

Em entrevista ao JPN, “Joo” revela como despertou o interesse das equipas estrangeiras: “Nos torneios tinha sempre boas prestações e destacava-me perante os outros jogadores e isso chamava a atenção das outras equipas (…) tive a ‘sorte’ de receber a proposta da melhor organização de Espanha e decidi aceitar”.

Foto: Giants Gamers

Com o convite espanhol veio também um aumento do reconhecimento. Até então, João afirma ter tido pouco em Portugal, algo que justifica pelo facto do mundo dos E-Sports e dos videojogos ser recente em Portugal.

Os jogadores dos Giants Gaming vivem numa casa com cozinheiro, ginásio, piscina e serviço de limpeza duas vezes por semana.

“Os jogadores não têm muito reconhecimento, principalmente das pessoas que não conhecem este meio. O reconhecimento vem das poucas pessoas que jogam e/ou veem os jogos”, refere ao JPN.

A rotina de “Joo” Pereira

Viver numa gaming house foi uma boa experiência para o jovem. Situa-se em Málaga e, segundo o jogador português, é uma casa com todas as condições necessárias para fazer o que mais gostam.

Durante a manhã, cada jogador pode optar por fazer o que quiser, desde praia, ginásio ou, simplesmente, estar no computador. Segue-se o almoço, onde todos aproveitam para conviver. O período de treino em equipa é das 14h00 até às 21h00.

Depois do treino, os jogadores jantam e têm novamente tempo livre. João reserva este tempo para falar com a família e com amigos ou então para ver um filme ou acompanhar uma série.

Cada jogador reserva cerca de três horas para treinar individualmente, para melhorar a sua performanceDurante os sete dias da semana, cinco são reservados para esta rotina, o sexto é dedicado ao jogo da liga espanhola e domingo é dia livre, cada jogador pode fazer o que quiser.

Mas… viver no estrangeiro não é fácil!

Viver no estrangeiro com uma equipa profissional tem as suas vantagens e desvantagens.

“Estou a viver um sonho, porque estou a ser pago para fazer o que gosto, mas é complicado ter de abdicar da minha família e dos meus amigos”, nota o jogador.

Foto: Giants Gaming

“Joo” deseja que Portugal chegue ao nível de competitividade dos outros países. O jogador aponta como problema a lenta evolução portuguesa comparada com o resto da Europa e lamenta o facto de Portugal não garantir a estabilidade que os países estrangeiros proporcionam aos jogadores de E-Sports.

As diferenças entre o campeonato português e espanhol

João Pereira, considerado um dos melhores jogadores nacionais de LoL em 2016, aponta várias diferenças entre competir em Portugal e competir em Espanha.

Desde logo, o nível de competição que é mais elevado e profissionalizado, permite a competição com os melhores da modalidade, o que não é possível em Portugal.

Em Espanha, os E-Sports são mais desenvolvidos e existem muitos jogadores a fazer vida dos desportos eletrónicos. Joo aproveita para realçar que, nas ligas espanholas, há mais dinheiro envolvido, mais patrocinadores, mais e melhores torneios e melhores condições.

O futuro do Joo Pereira

Joo ainda não sabe qual é a cor da equipa que vai representar na próxima época mas espera ter um “futuro risonho” depois de se ter consagrado campeão da Liga, da Taça Espanhola, de um torneio nacional e um internacional na última época, ao serviço dos Giants.

O jogador português pretende continuar a competir nas ligas estrangeiras e neste momento está aberto a novas propostas e está a avaliar todas as que já recebeu.

Artigo editado por Filipa Silva