Os alunos de mestrado em Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) podem concorrer, com o trabalho de fim de curso, ao Prémio Infanta Dona Maria Francisca. O melhor trabalho na área da pintura recebe um prémio de mil euros assim como o melhor trabalho na vertente de escultura. As propostas podem ser entregues até ao dia 31 de março de 2019.

O Prémio Infanta Dona Maria Francisca resulta de uma parceria entre o Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional de Soares dos Reis, a Associação Real Social Cultura Desporto, a FBAUP e o Museu de Serralves e o valor do prémio será suportado integralmente pela Associação Real Social Cultura Desporto.

O Museu de Serralves será o depositário das obras premiadas, depois da sua exposição pública de 30 dias no Museu Nacional de Soares dos Reis.

Em nota enviada à comunicação social a organização explica que o objetivo da iniciativa é “promover não só a Cultura como também a cidade do Porto, e sobretudo o Museu Nacional de Soares dos Reis junto das classes académicas e da Universidade do Porto”.

A apresentação pública do Prémio Infanta Dona Maria Francisca acontece no dia 22 de Janeiro, às 18h00, no Museu Nacional de Soares dos Reis. A sessão contará com a presença dos dirigentes das organizações que promovem a iniciativa e do reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo.

Artigo corrigido dia 7 de março de 2018. Por um erro na produção gráfica do cartaz (alheio ao JPN), o primeiro artigo, publicado a 18 de janeiro de 2018, indicava que a data limite para entrega de propostas seria dia 31 de março de 2018.