Sérgio Oliveira, Diego Reyes e Aboubakar marcaram os golos que deram, este sábado, no Estádio do Dragão, a vitória ao FC Porto frente ao SC Braga, atual quarto classificado. O FC Porto voltou às vitórias depois do empate contra o Moreirense na última jornada e sobe temporariamente ao primeiro lugar da Liga NOS

Sérgio Conceição promoveu duas alterações no onze do FC Porto: Paulinho e Óliver deram lugar a Corona e Sérgio Oliveira. Já no SC Braga, destaque para a estreia de Diogo Figueiras na equipa titular dos arsenalistas.

Quem não tem cão, caça com gato

O encontro arrancou com o expectável controlo dos comandados de Sérgio Conceição, que procuravam voltar às vitórias depois do empate em Moreira de Cónegos. A pressão alta de Sérgio Oliveira e dos dois avançados dos azuis e brancos não permitia aos arsenalistas grandes aventuras no capitulo criativo, recorrendo mais a bolas rápidas em Esgaio no lado direito do ataque.

A primeira oportunidade de golo surgiu aos 13 minutos. Brahimi deixou Diogo Figueiras para trás, serviu Alex Telles que cruzou para cabeceamento de Aboubakar. O lance morreu com a defesa de Matheus.

Na sucessão, Alex Telles voltou a cruzar, mas desta vez Sérgio Oliveira não vacilou. Cabeceou sozinho à entrada da pequena área, deixando Matheus pregado ao chão, fazendo o primeiro golo da partida.

Marega teve nos pés a oportunidade de aumentar a vantagem à passagem da meia-hora. Faltou discernimento no momento da finalização. O camisola onze picou a bola por cima de Matheus, mas falhou o alvo. Podia ter servido Brahimi, que se encontrava isolado.

Contra a corrente do jogo, o SC Braga chegou ao empate pouco depois. O canto batido pelos arsenalistas encontrou o calcanhar de Raúl Silva. O tento do central ainda bateu no poste antes de ultrapassar a linha de golo.

O FC Porto voltou a carregar e não tardou a regressar à vantagem. Também no seguimento de um canto, Alex Telles colocou a bola na cabeça do mexicano Reyes, que cabeceou ao ângulo sem hipótese para Matheus. O suspeito do costume das assistências do FC Porto soma já 14 passes para golo em todas as competições.

Apesar das ausências dos titularíssimos Marcano e Danilo por lesão, Reyes e Sérgio Oliveira (os escolhidos para render os ausentes) mostraram estar ao nível e foram decisivos para a boa exibição portista no primeiro tempo.

Destaque inevitável para Sérgio Oliveira. O técnico portista ainda se encontra em período de experiências para substituir Danilo, lesionado na meia-final da Taça da Liga frente ao Sporting. O número 27 começou o jogo com o pé esquerdo, demasiado agressivo e limitado na construção, mas após o golo marcado ao quarto de hora, embalou para uma fantástica exibição.

Controlar para vencer

A segunda parte começou a um ritmo particularmente baixo, face ao que se verificou nos últimos 10 minutos do primeiro tempo. A primeira grande ocasião surgiu apenas aos 61 minutos, pela cabeça de Paulinho, depois de cruzamento excelente de Diogo Figueiras. José Sá mostrou-se à altura do desafio e defendeu um lance de muito perigo.

A vantagem era mínima e o FC Porto marcou o golo da segurança aos 73 minutos. Alex Telles completou o seu ‘hattrick’ de assistências com novo cruzamento milimétrico para a cabeça de Aboubakar, que colocou a bola no poste oposto.

A partida voltou a ganhar chama depois do golo. Os quase 44 mil adeptos que pareciam congelados pela noite fria na cidade portuense voltaram a ganhar vida com o golo portista e receberam em grande ovação o regresso de Gonçalo Paciência, que se estreou nos dragões depois de meia época emprestado ao Vitória de Setúbal.

O ponta de lança que se mostrou em bom plano ao serviço dos sadinos ainda fez um fantástico passe a desmarcar Marega, mesmo ao cair do pano, mas o maliano não conseguiu aproveitar. Apesar da vitória do FC Porto estar assegurada, o resultado final ainda esteve em dúvida, com diversas ocasiões de parte a parte nos últimos 10 minutos da partida.

Contas feitas, com a vitória deste sábado o FC Porto soma 52 pontos e sobe ao primeiro lugar da tabela à condição. Já os Guerreiros do Minho voltam a Braga com os mesmos 43 pontos, e mantêm a quarta posição na Primeira Liga.

“Boa propaganda para o futebol português”

Sérgio Conceição elogiou as duas equipas e o futebol praticado, e destaca a “primeira parte fantástica”. “A equipa esteve coesa e soube em que zonas condicionar o Sporting de Braga”, acrescentou.

O técnico português elogiou a atitude de Sérgio Oliveira, que esteve em destaque na partida: “eu gosto dos jogadores que ficam aziados por não jogador e depois dão estas respostas e o Sérgio é um deles”.

Em relação aos dois jogos seguidos em que o FC Porto não conseguiu marcar, Conceição mostrou-se confiante em relação ao ataque da equipa: “não gosto de não marcar, quero sempre fazer golos, mas acabamos com essa fase, hoje voltamos a fazer três golos”.

“O momento jogo foi a defesa do José Sá”

Abel Ferreira começou a sua conferência de imprensa a congratular o FC Porto, admitindo que “hoje foi melhor”.

O treinador elogiou a sua equipa, e acredita que o momento de grande decisão do jogo “foi a defesa de José Sá” e que os golos do Porto chegaram em alturas “que o Braga estava por cima”

Também o treinador dos arsenalistas elogiou a qualidade do jogo, “entre duas equipas que procuraram ganhar desde o primeiro segundo”.

Artigo editado por Filipa Silva