No Estádio do Dragão joga-se, na próxima quarta-feira, a partida que pode desempatar dragões e leões. As duas equipas – FC Porto e Sporting -conquistaram em 227 jogos o mesmo número de vitórias (81) e o mesmo número de empates (65).

No entanto, o registo dos azuis e brancos na Taça de Portugal é favorável. A equipa orientada por Sérgio Conceição tem vantagem no confronto direto com o Sporting, apurando-se por 13 vezes, além de ter também mais vitórias em jogos: 13 triunfos, 12 empates e 12 derrotas. O Sporting conseguiu passar a eliminatória em 9 ocasiões.

A primeira mão das meias-finais joga-se no Estádio do Dragão, palco onde o conjunto da cidade Invicta regista dez vitórias, dois empates e quatro derrotas em jogos contra o Sporting, a contar para a Taça de Portugal. Em Alvalade, a vitória sorriu aos leões por quatro vezes. O empate foi o resultado registado em sete partidas e a derrota do Sporting a jogar em casa aconteceu apenas numa ocasião.

Apesar da supremacia portista em casa, no último encontro entre as duas equipas a contar para a Taça de Portugal a vitória foi do Sporting. Na temporada 2014/2015, no Estádio do Dragão, os leões venceram por 1-3. Nani, Carrillo e Marcano (na própria baliza) foram os autores dos golos do Sporting. Jackson Martínez marcou o tento portista. O Sporting viria a conquistar a 16ª Taça de Portugal nessa época, tantas quantas tem o FC Porto.

Nani marcou um dos golos do Sporting na vitória por 3-1. João Trindade/LusoGolo

Se agora se jogam as meias-finas da competição, é verdade que os dois grandes do futebol português já se defrontaram no Jamor por quatro vezes. Nas finais da Taça de Portugal disputadas entre FC Porto e Sporting regista-se mais um empate: os nortenhos venceram o troféu em 1994 e 2000. Já a turma verde e branca levantou a Taça em 1978 e 2008.

Na quarta-feira joga-se o terceiro encontro entre estas duas equipas na presente temporada. No primeiro jogo o Sporting recebeu o FC Porto numa partida que terminou com um nulo. Mais recentemente, as duas equipas defrontaram-se em Braga nas meias-finais da Taça da Liga. O Sporting saiu vencedor nas grandes penalidades, depois de mais um empate a zero bolas no período regulamentar.

Para o encontro de quarta-feira, sabe-se que Bas Dost está em dúvida do lado do Sporting. O avançado holandês lesionou-se frente ao Vitória de Guimarães e falhou o jogo com o Estoril (derrota por 2-0). A presença do melhor marcador do Sporting (25 golos em 34 jogos) no Dragão está em risco, tal como a de Gelson Martins. O extremo português está lesionado desde o jogo com o FC Porto a contar para a Taça da Liga e pode não recuperar a tempo do encontro da Taça de Portugal.

Sérgio Conceição também enfrenta dores de cabeça com lesões no plantel portista. Danilo está de fora das opções e André André e Marcano são ainda dúvidas para o técnico do FC Porto.

O FC Porto parte para este encontro moralizado depois da vitória por 3-1 frente ao Sporting de Braga. A derrota do Sporting na Amoreira permitiu aos dragões voltarem ao primeiro lugar do campeonato (52 pontos em 20 jogos), deixando para trás Benfica e Sporting (ambas com 50 pontos em 21 jogos). O conjunto de Alvalade perdeu a liderança para o FC Porto um dia depois da Assembleia Geral do Sporting que terminou com Bruno de Carvalho a ameaçar demitir-se. Apesar da polémica, Jorge Jesus disse que a equipa não saiu afetada.

“O FC Porto tem uma grande dose de favoritismo”

Pedro Bouças é licenciado em Educação Física e Desporto, com especialização em Futebol pela Universidade Lusófona. Em declarações ao JPN, o antigo treinador da equipa feminina do Benfica, disse que apesar de ser um jogo importante não se “pode esquecer que é uma eliminatória a duas mãos”. Pedro Bouças acredita que “o Sporting está mais fragilizado, mas pode jogar com o fator de não ter necessariamente de vencer no Dragão”.

O criador do blog “Lateral Esquerdo” anteviu ao JPN que o FC Porto “tem uma grande dose de favoritismo no primeiro jogo”. Salientou também “os avançados fortes e agressivos” dos dragões e disse que “o Porto está muito forte nas bolas paradas”. Apesar disso, Pedro Bouças afirmou não ser “capaz de dizer que a eliminatória ficará resolvida neste primeiro jogo”. “Acredito que o Sporting vai estar preparado estrategicamente para conseguir levar um bom resultado para Alvalade”, completou.

É  a terceira vez esta época que os dois clubes se defrontam e as balizas continuam invioláveis até ao momento. O especialista em futebol, Pedro Bouças, acredita que desta vez haverá golos: “A tendência é muito parecida aos dois últimos jogos, ou seja, ambas as equipas sabem muito bem o que a outra faz e ambas vão estar preocupadas em condicionar a construção do adversário, preocupadas em não deixar o adversário sair com bola”.

Na opinião do professor no Estádio Universitário de Lisboa, essa preocupação pode trazer “um jogo menos aprazível, menos em jogado, como na meia final da Taça da Liga”. Mas apesar da postura das equipas ser a mesma, Pedro Bouças afirmou que o facto de o jogo ser no Dragão, aliando “à capacidade de Marega e Aboubakar de pressionar e explorar a profundidade após a recuperação da bola”, pode significar um jogo com golos.

“Arriscaria um 1-0 para o FC Porto”

Questionado acerca de um possível resultado para o jogo de quarta-feira, Pedro Bouças arriscou “um 1-0 a favor do FC Porto”. Do lado do FC Porto destacou Aboubakar como um possível jogador-chave devido “à forma como pressiona e se movimenta na zona de finalização”. Rúben Ribeiro foi o escolhido dos comandados de Jorge Jesus: “Pode jogar porque tem capacidade para segurar o jogo, o que permite ao Sporting respirar, segurar o jogo e chegar com critério à frente”.

Para chegar até aqui, o FC Porto derrotou Lusitano de Évora, Portimonense, Vitória de Guimarães e Moreirense. O Sporting eliminou Oleiros, Famalicão, Vilaverdense e Cova da Piedade no percurso até às meias-finais.

A 28 de fevereiro, também às 20h15, o Desportivo das Aves recebe o Caldas, do Campeonato de Portugal, na primeira mão da outra meia-final. A segunda mão está marcada para 17,18 ou 19 de abril.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro