Um ano após a reabertura, o Cinema Trindade lança uma programação especial de aniversário, entre os dias cinco e 16 de Fevereiro, dividida em quatro segmentos. As antestreias diárias são uma das apostas para os próximos dias.

O segmento “Realizador em foco” contará com a presença do documentarista brasileiro Carlos Nader durante a exibição dos filmes da autoria do realizador: “Beijoqueiro: Portrait of a Serial Kisser”, “Chelpa Ferro” e “Pan-Cinema Permanente”.  

A programação inclui um segmento dedicado ao cinema brasileiro. Em cartaz estarão filmes como “Cinema, Aspirinas e Urubus” de Marcelo Gomes, “Jogo das Decapitações” de Sergio Bianchi e “Hélio Oiticica” de Hélio Oiticica Filho.

Os filmes portugueses exibidos serão “Ramiro” de Manuel Mozos, “Amor Amor” de Jorge Cramez e “O dia em que as cartas pararam” de Cláudia Clemente.  

Américo Santos: Cinema Trindade “tem tudo para dar certo nos próximos tempos”

Américo Santos, fundador da Nitrato Filmes e responsável pelo Cinema Trindade, faz um balanço positivo do primeiro ano do Cinema TrindadeA reação do público do Porto excedeu as nossas melhores expectativas”, diz ao JPN.

Américo Santos avança que, desde a reabertura, cerca de 50 mil pessoas  passarapelo “único cinema de rua do Porto. “É um projeto a longo prazo que tem tudo para dar certo nos próximos tempos”, sustenta.

A aposta numa programação diferenciada distingue, de acordo com o fundador da Nitrato Filmes, o Cinema Trindade das restantes salas da cidade. “Há uma exibição criativa dos filmes com presença de realizadores e de debates. E isto é uma mais valia”, defende Américo Santos e acrescenta: “Há outro aspeto também muito importante, pelo facto de ter uma sala diferente da dos shoppings. Não tem pipocas e é uma sala muito tradicional, com um charme muito interessante que vem dos anos 80”.

As renovadas salas do cinema mantêm o aspeto do antigo Trindade. Américo Santos garante, contudo, que a qualidade técnica é muito superior à que existia no passado. “Tecnicamente o Trindade está equipado ao melhor nível, tem uma projeção de altíssima qualidade, ecrãs novos e um sistema de som espetacular”, adianta.

Quanto ao volume de público, o responsável pelo cinema Trindade explica que “a média de espectadores vai oscilando de acordo com os filmes em cartaz”. Também durante os fins de semana “há uma afluência muito superior aos dias da semana”, remata.

O Trindade por quem o visita

Joana Silva tem 27 anos, frequenta o Trindade com alguma regularidade e acredita que o ponto forte do cinema é a localização: “Consigo ir ao cinema sem ter que estar num shopping”, afirma. A estudante de Ciências da Comunicação diz que sempre que visitou o Trindade foi durante a semana e que as salas  não estavam “muito preenchidas”.

Também Carolina Alves, 20 anos, adianta ao JPN que nos dias em que frequentou o cinema as salas “tinham algumas pessoas, mas nunca estavam lotadas”. A jovem apontou ainda a localização do cinema como um dos fatores mais atrativos.

Diogo Lopes, 19 anos, foi duas vezes ao Cinema Trindade e destaca a inexistência de intervalos durante os filmes como uma vantagem, uma vez que serve “para não interromper a narrativa”.

Programação Especial Aniversário

  • Olhares Lugares (Agnès Varda e JR) – Segunda-feira, dia 5, às 21h45
  • Hélio Oiticica (Hélio Oiticica Filho) – Terça-feira, dia 6, às 19h30
  • Human Flow/Refugiados (Ai Weiwei) -Terça-feira, dia 6, às 21h30 
  • Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos (Sérgio Oliveira) – Quarta-feira, dia 7, às 19h30
  • Amor Amor (Jorge Cramez) – Quarta-feira, dia 7, às 21h45 
  • Radio Dreams (Babak Jalali) – Quinta-feira, dia 8, às 21h45 
  • Cinema, Aspirinas e Urubus (Marcelo Gomes) – Sexta-feira, dia 9, às 19h30
  • The Florida Project (Sean Baker) – Sexta-feira, dia 9, às 21h45 
  • Vinicius de Moraes – Um Rapaz de Família (Suzana Moraes) – Sábado, dia 10, às 15h
  • Um Monstro de Mil Cabeças (Rodrigo Plá) – Sábado, dia 10, às 18h35 
  • O dia em que as Cartas Pararam (Cláudia Clemente) – Sábado, dia 10, às 16h10
  • Beijoqueiro: Portrait of a Serial Kisser (Carlos Nader) – Sábado, dia 10, às 15h 
  • Chelpa Ferro (Carlos Nader) – Domingo, dia 11, às 16h20 
  • Pan-Cinema Permanente (Carlos Nader) – Domingo, dia 11, às 20h 
  • Manifesto (Julian Rosefeldt) – Domingo, dia 11, às 21h45 
  • As Acácias (Pablo Giorgelli) – Segunda-feira dia 12, às 21h45 
  • Ramiro (Manuel Mozos) – Terça-feira dia 13, às 21h45 
  • Jogo das Decapitações (Sergio Bianchi) – Quarta-feira, dia 14, às 19h30
  • Love Me Not (Alexandra Avranas) – Quarta-feira, dia 14, às 21h45 
  • The Third Murder/O Terceiro assassinato (Hirokazu Kore-e-da) – Quinta-feira, dia 15, às 21h45 
  • Downsizig/Pequena Grande Vida (Alexander Payne) – Sexta-feira, dia 16, às 21h45 

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro