Portugal defronta hoje o Azerbaijão em jogo a contar para os quartos de final do Europeu de futsal. O jogo está marcado para as 17h00 e joga-se na Arena Stozice, em Ljubljana, Eslovénia. A equipa de Jorge Braz passou o Grupo C na primeira posição com seis pontos conquistados. O Azerbaijão foi segundo classificado no Grupo D com metade dos pontos.

Depois de se qualificar em abril de 2017, a caminhada de Portugal no Europeu 2018 começou a 31 de janeiro frente à Roménia. A vitória por 4-1 deu os primeiros três pontos à turma lusa: Pedro Cary, Fábio Cecílio, Ricardinho e Bruno Coelho marcaram os golos portugueses.

Dois dias depois a passagem de Portugal aos quartos de final ficou assegurada mesmo sem ter jogado. A vitória da Ucrânia por 3-2 frente à Roménia permitiu a Portugal qualificar-se sem depender do último jogo do grupo.

Ainda assim, a seleção das Quinas não vacilou e venceu a Ucrânia por 5-3 no dia 4 de fevereiro. Com este resultado, Portugal chegou aos seis pontos e passou à fase seguinte no primeiro lugar do grupo. A Ucrânia passou em segundo lugar com três pontos.

Em relação ao Azerbaijão, a vitória por 5-2 face à seleção francesa foi suficiente para carimbar a passagem aos quartos de final. À frente do conjunto azeri ficou a Espanha que venceu os dois jogos do grupo.

Portugal e Azerbaijão já se defrontaram por cinco vezes na história. Portugal venceu três dos embates (2002, 2013 e 2016) e empatou dois (2010 e 2013). A História dá vantagem à seleção ibérica que já marcou 16 golos ao Azerbaijão e sofreu apenas sete.

Para além do Portugal-Azerbaijão está marcado para hoje, às 20h00, o jogo entre Ucrânia e Espanha. Cazaquistão e Rússia já carimbaram a passagem às meias-finais da competição que decorre na Eslovénia. Esta segunda-feira, o Cazaquistão foi mais forte e venceu a Sérvia por 3-1. Já a Rússia foi capaz de superar a seleção anfitriã, a Eslovénia, e conseguiu uma vitória por 2-0.

André Sousa, Bebé, Vítor Hugo, João Matos, Nilson, André Coelho, Pedro Cary, Ricardinho, Tiago Brito, Márcio, Pany, Fábio Cecílio, Bruno Coelho e Tunha são os jogadores convocados por Jorge Braz para o encontro de hoje.

“Portugal é um pouco mais favorito”

Em declarações ao JPN, Pedro Catita, especialista em futsal, disse acreditar que o jogo de hoje vai ser difícil. “É um jogo a eliminar, as equipas estão confiantes, porque passaram a fase de grupos. Acho que Portugal é um pouco mais favorito mas o Azerbaijão tem jogadores experientes, brasileiros naturalizados com qualidade e um treinador que conhece muito bem a nossa Seleção e é muito estratego.”

O especialista em futsal disse que o Azerbaijão pode tentar surpreender a seleção portuguesa com “guarda-redes avançado, com bolas paradas de surpresa” e que o conjunto azeri vai “jogar mais no seguro, a dar mais a posse da bola a Portugal. É um jogo daqueles a sério. Vai ser um jogo difícil”.

“Ricardinho é o melhor do mundo mas o melhor jogador de Portugal tem sido a equipa”

Pedro Catita desejou que Portugal saia vencedor do jogo desta tarde e que possa alcançar as meias-finais da competição: “É indiferente o resultado desde que Portugal ganhe, nem que seja nos penaltis”.

Ao JPN, o especialista em futsal afirmou que a chave do sucesso tem sido a equipa: “Ricardinho é o melhor do mundo de longe, ataca e defende bem, mas o melhor tem sido a equipa, tem sido o coletivo de Portugal. O Ricardinho mete medo ao adversário, mas o grande mérito de Jorge Braz e dos jogadores tem sido a própria equipa.”

Questionado acerca dos pontos fortes da Seleção do Azerbaijão, Pedro Catita destacou os brasileiros naturalizados que atuam no conjunto azeri: “São eles que fazem a diferença, jogadores como o Bolinha dão uma qualidade extra ao adversário. São jogadores acima da média”.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro