José Marques dos Santos, ex-reitor da Universidade do Porto, foi convidado por Rui Moreira para ocupar o novo cargo de Provedor do Munícipe – com  estatuto aprovado na reunião desta terça-feira. A nomeação foi aprovada com oito votos a favor e com a abstenção do PS e do PSD.

Ao JPN, o ex-reitor da UP sublinha que as responsabilidades relativas ao cargo passam pela comunicação direta com o cidadão: “É ouvir as pessoas, tentar analisar as situações que colocam e arranjar soluções para os problemas que possam aparecer”.

Para o provedor, o cargo demonstra que “a Câmara está interessada em servir os munícipes e disponível para ter alguém dentro da própria Câmara que possa atender reclamações e analisá-las, para que se possam corrigir situações menos corretas e avançar para coisas novas”.

O principal objetivo de Marques dos Santos é “tentar ser útil” e “tornar a cidade mais agradável para os munícipes”, através da disponibilidade para ouvir o que as pessoas têm a dizer.

O mandato de provedor munícipe tem a duração de quatro anos, coincidindo com o do Presidente da Câmara. Marques dos Santos é também presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico do Porto desde junho de 2017.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro