Portugal venceu esta quinta-feira a Rússia por 3-2 e apurou-se para a final do Europeu de futsal. André Coelho (dois golos) e Bruno Coelho foram os homens que deram a vitória à seleção portuguesa.

Primeiro o contexto: Depois de eliminar o Azerbaijão (8-1) nos quartos de final da competição, Portugal chegava às meias-finais do Europeu de futsal. O jogo que conduziu a seleção até aqui ficou marcado pelo poker de Ricardinho que permitiu ao jogador português tornar-se no melhor marcador de sempre em Europeus de futsal (20 golos). A Rússia bateu a equipa da casa, a Eslovénia, por 2-0 e o encontro com Portugal ficou marcado para esta quinta-feira.

Os húngaros Gábor Kovács e Balázs Farkas e o espanhol Juan José Cordero Gallardo foram os escolhidos para arbitrar a partida das meias-finais. A partida foi jogada na Arena Stozice em Ljubljana.

Portugal procurava chegar pela segunda vez à final em Europeus: em 2010 foi derrotado pela Espanha (4-2). A Rússia tinha o objetivo de jogar a quarta final consecutiva (2012, 2014 e 2016). O conjunto ibérico assumia-se como a única equipa que venceu todos os jogos até ao momento e detinha também o estatuto de equipa com mais golos marcados.

Jorge Braz apostou no mesmo cinco inicial em relação ao jogo dos quartos de final: André Sousa (GR), Pedro Cary, Bruno Coelho, João Matos e Ricardinho. Os soviéticos alinharam com Zamtaradze (GR), Eder Lima, Robinho, Davydov e Chishkala.

Frieza russa ditou resultado ao intervalo

Portugal entrou na partida com mais bola e a tentar chegar à baliza adversária, mas sem sucesso. A Rússia jogava à espera do erro de Portugal e aos dois minutos ameaçou através de Eder Lima. Não marcou à primeira mas à segunda foi fatal: Cary perdeu a bola em zona perigosa e Eder Lima atirou a contar. Estava inaugurado o marcador à passagem do quarto minuto.

Portugal estava em desvantagem e conseguiu chegar à baliza contrária pouco depois do golo. André Coelho e Bruno Coelho tentaram a sorte, mas os remates saíram ao lado. Respondeu a Rússia com muito perigo através de um remate de Robinho. O jogador do Benfica fintou a defesa lusa e rematou ao poste da baliza de André Sousa. Cary respondeu ao minuto oito com um remate a passar perto da baliza russa.

A Rússia conseguiu equilibrar a partida e teve um período melhor com Lystov, Abramov e Chishkala a ameaçarem o segundo golo. Nos últimos dez minutos, os comandados de Jorge Braz voltaram a assumir o controlo do jogo e procuraram igualar o marcador. As melhores oportunidades surgiram nos últimos cinco minutos da primeira parte com Cary, Tiago Brito e Ricardinho a rematarem com muito perigo. Zamtaradze foi mais forte e manteve a baliza dos russos a zeros.

Uma primeira parte nem sempre bem jogada, mas com a Rússia a ser mais eficaz. A seleção portuguesa teve mais bola mas nem sempre teve critério para criar perigo à equipa adversária. O resultado foi justo ao intervalo.

Segunda parte de luxo dá a final a Portugal

Portugal partia em desvantagem para o segundo tempo e entrou muito forte na partida. A turma de Jorge Braz entrou pressionante, a controlar o jogo e a anular as ofensivas russas. O primeiro lance de perigo na segunda parte surgiu aos seis minutos com um remate de Fábio Cecílio. No minuto seguinte João Matos voltou a ameaçar as redes de Zamtaradze.

Eder Lima marcou os dois golos da Rússia. Foto: Twitter Futsal Euro 2018 Twitter Futsal Euro 2018

Portugal estava melhor mas o golo teimava em não aparecer. À passagem do décimo minuto da segunda parte, Tiago Brito voltou  a tentar a sorte. O golo chegou ao minuto nove através de André Coelho. Uma perda de bola da defensiva russa permitiu ao jogador do Benfica igualar a partida.

Depois do golo do empate, a Rússia tentou mandar no jogo mas rapidamente Portugal voltou a ter o comando da partida. A quatro minutos do fim do encontro, André Coelho voltou a sacar um coelho da cartola e, após um passe de Ricardinho, rematou forte para o fundo das redes da Rússia. O pé direito do jovem português dava a vantagem à turma lusa quando o jogo se aproximava do fim.

No minuto seguinte, Robinho teve uma oportunidade flagrante para empatar o jogo depois de uma perda de bola de João Matos. Chishkala também teve uma oportunidade para fazer o 2-2, mas André Sousa não permitiu.

A um minuto do final, já com a Rússia a jogar com guarda-redes avançado, Bruno Coelho, com a baliza deserta, fez o gosto ao pé e marcou o terceiro para Portugal. A Rússia não tardou a responder e a 50 segundos do final reduziu para 3-2.

Os últimos segundos foram de sufoco para Portugal, mas a bola não entrou em mais nenhuma das balizas e Portugal festejou a passagem à final da competição. Uma segunda parte muito bem jogada pela seleção das quinas deu a segunda final em Europeus a Portugal.

Às 20h00 desta quinta-feira joga-se o Cazaquistão-Espanha que vai decidir quem defronta Portugal na final do Europeu. O jogo do título está marcado para sábado, dia 10 de fevereiro, às 19h45.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro