É habitual que, nas férias da Páscoa, os alunos que terminam o ensino secundário, se desloquem para Espanha e outras cidades europeias em viagem de finalistas. A celebração do fim do ciclo de estudos obrigatório está, normalmente, associada a sol, praia, discotecas e alguns excessos. Mas o mercado oferece também outras hipóteses. Desde uma semana na neve a uns dias numa capital europeia, com aventura, o JPN recolheu algumas alternativas.
1. Amesterdão, ALA Viagens
Através da ALA Viagens, uma agência portuense, é possível viajar até às mais emblemáticas capitais e cidades europeias. Barcelona, Paris, Roma, Londres e Madrid são alguns dos destinos que os jovens finalistas podem conhecer, através de visitas a museus, monumentos e parques temáticos. Os Balcãs e os Açores são a novidade deste ano.
Com o slogan “não é mais do mesmo”, a viagem a Amesterdão inclui entrada nos museus Van Gogh e Rijksmuseum e visita à casa de Anne Frank. Também as passagens de avião, o alojamento (com pequeno-almoço), o transfer entre o aeroporto e o hotel, o passe de metro para conhecer a cidade e o seguro de viagem fazem parte do pack. Além disto, os estudantes têm a oportunidade de conhecer a praça Rembrandt, o Bloemenmarkt e a zona de Jordaan, bem como usufruir da Heineken Experience. De 4 a 8 de abril, os estudantes podem explorar a capital holandesa por 499 euros, com acompanhamento permanente de monitores.
Em conversa com Margarida Teixeira, responsável de Marketing e Comunicação da ALA Viagens, o objetivo da agência passa por “apresentar uma oferta diferente, cuja procura tem crescido”. Margarida Teixeira conta que, na maioria dos casos, os pais preferem que o dinheiro oferecido aos filhos nesta altura festiva seja “utilizado numa experiência de viagem no conhecimento de uma capital europeia e não apenas numas férias na praia”. Mas isto, claro está, fica ao critério de cada um.
2. Festival do Secundário, UrbanFun
Os estudantes podem também festejar o fim do ensino obrigatório sem sair do país. Torneios de futebol ou vólei de praia, desportos de aventura, aulas de fitness e zumba são algumas das atividades que o Festival do Secundário oferece.
The Fucking Bastards, DJ Ride, Karetus ou Overule & Landu Bi são alguns dos artistas que vão marcar presença no parque de campismo de Quiaios, na Figueira da Foz. Além dos concertos e das atividades ao ar livre, o festival proporciona ainda um concurso para DJ amadores: os 12 participantes mais votados têm a oportunidade de atuar no palco secundário.
Nas palavras de Mauro Gonçalves, CEO da UrbanFun, uma das mais valias deste evento é dar aos estudantes a possibilidade de “ver em primeiro lugar os novos artistas da música nacional – é o primeiro festival de música do ano”.
Além disto, Mauro Gonçalves garante que este é um evento que transmite segurança e confiança aos pais, “cada vez mais exigentes”. Prova disso é “o festival começar sempre a um domingo. Permite aos pais virem ao local, ver o espaço, ver a segurança montada e falarem connosco”, afirma.
Nas primeiras 14 edições, 45 mil participantes passaram pelo evento, fazendo uma média de 3000 participantes por ano, segundo o responsável da empresa que organiza o evento. Este ano, a 15ª edição decorre de 25 a 29 de março. O preço varia dos 60 aos 85 euros, mediante a altura de inscrição.
3. Andorra, Megafinalistas
A 13ª edição do Sumol Snowtrip, que acontece de 2 a 8 de abril é “a maior viagem de finalistas à neve” do país, lê-se no site da agência. Os sete dias de viagem na neve proporcionam aos estudantes o contacto com a natureza, ao mesmo tempo que praticam ski ou snowboard; podem ainda desfrutar de sunset parties e até de experiências no spa.
Em declarações ao JPN, a organização recorda como surgiu o projeto: “há 15 anos, achamos que haveria mercado para dinamizar conteúdos na neve para os mais jovens, um produto que não se baseasse apenas no álcool e vida noturna, mas sim numa experiência e contacto com a neve e desportos de ação, que estavam cada vez mais a ganhar força”. No primeiro ano levaram 200 finalistas. Doze anos depois, esperam levar dois mil.
O pack de 420 euros é composto pela viagem de autocarro, alojamento e seguro de viagem/neve. Quanto às atividades, também estão incluídos quatro dias de forfait, com direito a almoço, equipamento e ainda um curso de ski ou snowboard de duas horas por dia.
Os finalistas podem contar com o acompanhamento de guias e paramédicos durante 24 horas, todos os dias.
4. Paris, Agência Abreu
A agência Abreu também disponibiliza opções para os jovens do secundário. Salou, Barcelona, Cabo Verde, Londres e México são alguns dos destinos presentes no catálogo de finalistas.
Durante as férias da Páscoa, os estudantes podem viajar até Paris por seis dias. Subir à torre Eiffel, passear de barco no rio Sena, visitar o museu do Louvre ou conhecer o palácio de Versailhes são as principais atrações do roteiro. O pack, que custa 525 euros, inclui ainda aventura no Futuroscope e na Disneyland. Também o alojamento, o seguro de viagem, o transporte e sete almoços estão garantidos.
5. Marrocos, Student Travellers
A Student Travellers organiza viagens para estudantes e é, muitas vezes, procurada nas férias da Páscoa. De 22 a 30 de março, a viagem a Marrocos é uma opção para os estudantes que terminam o ensino secundário.
Durante nove dias, os estudantes podem conhecer as cidades de Casablanca, Marraquexe, Ifrane, Fez, Meknès e Rabat. Por lá, podem passear de camelo, visitar as Gargantas do Todra, os Studios Atlas, o Deserto de Sahara e as montanhas do Atlas Médio.
Esta aventura está disponível por 289 euros e garante transporte, alojamento, algumas refeições e seguro de viagem.
Artigo editado por Filipa Silva