No Estádio do Dragão joga-se, esta quarta-feira (19h45), a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões entre FC Porto e Liverpool FC.

As duas equipas já se defrontaram quatro vezes na história, com duas vitórias para os ingleses, ambas em Inglaterra, e dois empates em Portugal. O FC Porto ainda não logrou bater a equipa inglesa.

O primeiro duelo decorreu nos quartos de final da Taça UEFA, na temporada 2000/01, prova que os “reds” acabaram por vencer. No antigo estádio das Antas, o resultado acabou num empate a zeros. Na segunda mão, os ingleses venceram em casa o FC Porto -na altura trienado pelo selecionador nacional Fernando Santos – por 2-0.

Em 2007/08, as duas equipas voltaram a encontrar-se, desta vez, na fase de grupos da Liga dos Campeões. No Estádio do Dragão, as equipas empataram a um golo, com Lucho González a marcar de penálti para a equipa da casa e o holandês Dirk Kuyt a restabelecer a igualdade. Em Inglaterra, a equipa portista, orientada por Jesualdo Ferreira, foi derrotada por 4-1. Fernando Torres levou o resultado para o intervalo a 1-1, depois do golo do argentino Lisando López para os dragões. Na segunda parte, Torres voltou a marcar, seguindo-se golos do capitão Steven Gerrard e Peter Crouch.

Equipas inglesas são tradicionalmente difíceis para o FC Porto

Se o cenário não é favorável para o FC Porto em jogos frente ao Liverpool FC também não o é contra outras equipas inglesas para as competições europeias. Em 36 partidas, os “azuis e brancos” venceram apenas oito jogos, nestas condições, e sempre em Portugal, tendo empatado nove vezes e somado 19 derrotas. A equipa portuguesa em apenas três ocasiões ultrapassou equipas inglesas, tendo sido eliminada oito vezes.

A última vez que o FC Porto eliminou uma equipa inglesa foi em 2003/04, quando o clube de José Mourinho eliminou o Manchester United nos oitavos de final da “Champions”. Depois de uma vitória por 2-1 no Estádio do Dragão, seguiu-se um empate a uma bola em Old Trafford, com um memorável golo de Costinha no final do jogo. Os azuis e brancos haveriam de conquistar o troféu nessa época.

FC Porto nos “oitavos” pela segunda vez consecutiva. Liverpool não chegava há nove anos.

É o segundo ano consecutivo que o FC Porto chega à ronda de 16 equipas. No último ano, a equipa portuguesa caiu nos “oitavos” contra a Juventus. Já o Liverpool não chegava a esta fase da prova há nove anos, quando atingiu as meias-finais em 2008/09.

No entanto, tanto FC Porto como Liverpool já contam com taças da “Champions” no palmarés.  A última vez que a equipa portuguesa foi campeã da prova foi em 2003/04 depois de derrotar o Mónaco por 3-0. Já os ingleses levantaram a taça, pela última vez, na época seguinte, depois de vencerem o AC Milan por 3-2 nos penalties, após o 3-3 no tempo regulamentar.

Esta temporada, o FC Porto chega aos oitavos de final depois de passar o grupo G em segundo lugar com duas derrotas, uma frente ao Beşiktaş JK e outra contra os alemães do RB Leipzig. Já o Liverpool foi o vencedor invicto do grupo E.

No “primeiro jogo o favoritismo é repartido, mas na eliminatória será mais favorável para os ingleses”

João Nuno Coelho, autor e investigador na área do futebol, em declarações ao JPN, admite ser difícil atribuir favoritismos. O adepto portista afirma que a “diferença entre investimentos e competitividade entre ligas” pode ser um argumento a favor do Liverpool FC, mas sublinha que a prestação do FC Porto em casa traz boas perspetivas para o clube: “[Apesar do] historial que nos diz que o FC Porto tem muitas dificuldades nos jogos em Inglaterra, em casa até tem um historial positivo”, refere.

“Diria para este primeiro jogo que o favoritismo é repartido, mas a eliminatória será mais favorável para os ingleses”, admite João Nuno Coelho.

Esta será a primeira vez que Virgil van Dijk vai jogar pelos “reds” para as competições europeias. O defesa central foi contratado por cerca de 85 milhões de euros. No entanto, será também o primeiro jogo da Liga dos Campeões em que Jürgen Klopp não poderá contar com Philipe Coutinho, jogador vendido ao FC Barcelona por cerca de 160 milhões de euros.

“Parece-me que não compensou perder um jogador como o Coutinho. A diferença de qualidade entre os dois jogadores é brutal, por isso parece-me que para o FC Porto foi bom esta perda do Coutinho”, analisa João Nuno Coelho.

O autor da rúbrica “Números Redondos” da TSF ressalva que “o Liverpool não tem uma defesa muito forte”, o que já resultou em 46 golos sofridos em 38 jogos em todas as competições, mas sublinha que “o ataque continua fortíssimo”, o que se mostra pelos 94 golos marcados este ano. Apesar disso, “o FC Porto não está muito longe, tem 90 golos”, ressalva.

Defesa “de certeza que preocupa o FC Porto”

Para o investigador, a defesa “de certeza que preocupa o FC Porto” de Sérgio Conceição. Com Felipe suspenso depois de ter sido expulso no último jogo, a pressão recai na recuperação de Marcano, que esta terça-feira apareceu ao lado de Sérgio Conceição, na conferência de imprensa, dando conta de estar apto a jogar. A dupla com Diego Reyes é a mais provável.

“O Mané, o Firmino e o Salah são realmente um quebra cabeças” diz João Nuno Coelho acerca dos atacantes do clube inglês: “o Liverpool FC já marcou mais de 20 golos na Liga dos Campeões, o que é extraordinário, e depende muito desse trio”, diz.

O conselho do autor para o FC Porto seria “estar atento às transições” e “não se desequilibrar”, pois, para o investigador, “equipas que se desequilibrem em termos defensivos com o Liverpool FC têm realmente os dias contados”.

Sérgio Conceição continua sem poder contar com Danilo. Por isso, o destaque irá para a dupla Herrera – Sergio Oliveira, que “tem sido extraordinária na compensação da lesão do Danilo” segundo o especialista, que acrescenta que acredita que o destino da eliminatória “passará muito por essa oposição entre o meio campo do FC Porto e o ataque do Liverpool FC”.

“2-1 é um resultado realista”

Desafiado a apostar um resultado – tarefa que o especialista diz ser algo “extremamente difícil”- aponta para “um 2-1” para o FC Porto, já que considera ser “muito complicado evitar que o Liverpool marque”, embora acredite também que os dragões consigam marcar. A previsão “mais realista” de João Nuno Coelho não significaria, na visão do investigador, “um bom resultado para o FC Porto”, pela dificuldade em marcar golos fora de casa: “sabemos das dificuldades que o clube tem em jogar em Inglaterra”.

A segunda mão dos oitavos de final joga-se em Anfield Road, Inglaterra, a 6 de março.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro