“Coimbra está fortemente empenhada” na organização dos Jogos Europeus Universitários (EUG, no acrónimo inglês) que vão decorrer entre 15 e 28 de julho deste ano. A afirmação é de Mário Santos, secretário-geral dos EUG 2018, que destaca também o facto de a competição desportiva permitir a renovação das instalações e reforçar o papel do desporto na cidade e na universidade de Coimbra. Algo essencial para que as infraestruturas da cidade possam estar ao serviço dos estudantes e atletas universitários, remata.

O alojamento será um dos grandes desafios da organização em época alta no turismo: “o desafio de colocar 2.600 a 3 mil pessoas a dormirem diariamente em Coimbra, durante 15 dias, em julho, torna-se numa gestão bastante desafiadora”, nota o também responsável pelo Departamento de Desporto da Associação Académica de Coimbra (AAC).

Grande parte das provas vão ser realizadas nos sete pavilhões do Estádio Universitário de Coimbra (EUC). Os restantes pavilhões são: o SC São João, o Mário Mexia, o União de Coimbra, o dos Olivais, o da Escola da Imaculada Conceição (CAIC) e da Académica – Organismo Autónomo de Futebol (OAF). O Campo de Santa Cruz, a pista de Montemor-O-Velho e o Complexo Vigor da Mocidade completam a lista. No total, são 18 instalações desportivas, 16 das quais serão utilizadas na competição – duas servem apenas para apoio e treinos.

Para acolher a competição, estão a ser feitas obras de requalificação no valor de quatro milhões de euros. As intervenções serão apenas no EUC e Mário Santos assegura que estão numa fase avançada. Até ao momento, já foram concluídas as obras em dois pavilhões, sendo que um deles não será utilizado na competição.

Para a realização destas obras, a organização conta com o apoio do Estado e de parceiros oficiais como a Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra, a AAC e a Federação Académica do Desporto Universitário.

Pavilhão do Estádio Universitário de Coimbra.

Pavilhão do Estádio Universitário de Coimbra. Foto: EUG 2018

O orçamento operacional – destinado a alimentação, transportes, alojamento, equipamentos desportivos, árbitros e cerimónias -, contempla cinco milhões de euros.

Ao longo das duas semanas vão estar em competição 350 universidades e politécnicos europeus, de 40 países e um total de 4.500 atletas.

A Winner’s Heartbeat é o slogan deste evento. Andebol, badminton, basquetebol (tradicional e 3×3), canoagem (velocidade), futebol, futsal, judo, remo, râguebi, ténis de mesa, ténis e voleibol são as 13 modalidades presentes na competição, com equipas femininas e masculinas. Os atletas com deficiência também terão oportunidade de participar nos EUG 2018 na modalidade de ténis de mesa adaptado.

No ano passado, Coimbra acolheu as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários e os campeonatos europeus de judo, de karaté e de taekwondo. Mário Santos refere ao JPN que o balanço foi positivo e que organizar os europeus universitários foi um primeiro teste para a realização da prova deste ano. No total, os europeus reuniram mais de 800 atletas e 300 universidades e politécnicos do continente europeu.

Artigo editado por Filipa Silva