A CP – Comboios de Portugal informou hoje não prever a circulação de comboios na segunda-feira (dia 19) devido à greve marcada pelos trabalhadores. Condicionadas ficam também as circulações no domingo (dia 18) e terça-feira (dia 20).

“A CP informa que, por motivo de greve convocada por diversas organizações sindicais não se prevê circulação de comboios no dia 19 de fevereiro. Não foram definidos serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral nomeado pelo Conselho Económico e Social” e que, por isso, “não se prevê circulação de comboios a nível nacional, em todos os serviços”, lê-se no comunicado da empresa.

A informação acrescenta que no domingo (dia 18) “podem ocorrer atrasos e supressões em todos os serviços da CP, com particular incidência a partir do final da tarde e noite”.

Quanto a terça-feira (dia 20), segundo a empresa, “poderão ainda ocorrer atrasos e supressões” nas primeiras horas da madrugada e da manhã, embora se espere uma “regularização gradual da circulação até ao final da manhã”.

Apesar de referir que não serão disponibilizados transportes alternativos, a CP afirma que “permitirá o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos, para outro dia/comboio” para as viagens nos serviços Alfa Pendular, Intercidades e Regional que não se realizem.

O pré-aviso de greve, segundo o informado pelo website da FECTRANS – Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações, foi entregue a 31 de janeiro pelos “sindicatos não subscritores do recente acordo de Regulamento de carreiras na CP”.

Segundo o comunicado divulgado esta semana pela Federação, a greve tem como objetivo exigir “a diminuição das desigualdades salariais, aumentadas com a última proposta de Regulamento de Carreiras apresentada e implementada pela administração da empresa”.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro