A Google está a desenvolver o “Reply”, um software que gera respostas automáticas. Com apenas um toque, o utilizador pode escolher uma das sugestões criadas. Quando acede à sua caixa de entrada do Gmail através de um dispositivo móvel, já pode ver uma pequena amostra do que poderá vir a ser este projeto. O sistema sugere três opções de resposta automática.

O “Reply” vai além das respostas standard, adequando-se ao utilizador e ao contexto das mensagens, e para isso processa centenas de milhões de mensagens diariamente. Segundo o “The Guardian”, o sistema será o mesmo já presente na caixa de correio eletrónico, mas tendo em conta a localização, calendário e outras informações da conta do utilizador.

No e-mail enviado aos utilizadores-teste, o Google dá alguns exemplos das potencialidades do Reply:

  • Não perturbar. Quando estiver a conduzir, o Reply pode silenciar o seu telemóvel e avisar quem o contacta que de momento não pode falar.
  • Não perca as coisas importantes. Quando receber uma mensagem urgente como “Estamos à tua espera!”, o Reply pode certificar-se que chama a sua atenção, mesmo com o telemóvel em modo silencioso.
  • De férias. O Reply pode analisar o seu calendário e informar as pessoas que não está a trabalhar.

Depois da caixa de correio eletrónico, o sistema funcionará no Google Hangouts e AlloWhatsAppFacebook Messenger, Mensagens Android, SkypeTwitter e Slack.

O software está a ser desenvolvido pelo Google Area 120, um programa de produtos experimentais em desenvolvimento da Google, feito por pequenas equipas de empreendedores. A incubadora interna da multinacional engloba várias start-ups.

Artigo editado por Filipa Silva