Entre alunos e professores, foram 17 os membros da Marjory Stoneman Douglas High School que perderam a vida no tiroteio de quarta feira. Todas foram já identificadas. Doze jovens morreram dentro do edifício, dois no exterior, uma na rua e outros dois já no hospital.

Nikolas Cruz, o atirador, foi ouvido ontem em tribunal e ficou preso sem direito a fiança. Durante a breve sessão, o ex-aluno da escola em Parkland (Flórida) manteve-se cabisbaixo e em silêncio. De acordo com a CNN, Cruz é acusado de 17 homicídios premeditados e ficou sobre vigilância na prisão de Lauderdale Fort, para garantir que não comete suicídio.

Entretanto, o FBI divulgou que em setembro receberam pelo menos dois alertas para a possibilidade de Nikolas Cruz estar a preparar um ataque. Robert Lasky, do FBI, explica que as queixas decorreram de comentários de um utilizador do YouTube com o mesmo nome do atirador, mas que na altura não conseguiram identificar a pessoa que fez o comentário.

Nikolas Cruz pode enfrentar pena de morte, uma vez que a Florida é um dos 31 estados americanos onde esta sentença é aplicável.

Artigo editado por Filipa Silva