O Conselho Geral da Universidade do Porto abriu, na última sexta-feira, o processo de candidatura ao cargo de Reitor para o mandato 2018-2022. A apresentação de candidaturas deve ser feita até 18 de março. O novo reitor vai ser eleito a 27 de abril.

“Podem candidatar-se ao cargo de Reitor da Universidade do Porto os professores ou investigadores doutorados, desta Universidade ou de outras instituições, nacionais ou estrangeiras, de ensino universitário ou de investigação”, lê-se no edital publicado na sexta-feira.

As candidaturas devem ser submetidas até ao dia 18 de março, através do envio de correio eletrónico dirigido ao Presidente do Conselho Geral da U.Porto. Deve ser enviado também uma carta de apresentação, o curriculum vitae, um compromisso de honra e o programa de ação para o mandato 2018-2022.

As candidaturas vão ser analisadas entre o dia 19 e 25 de março, período em que também se vai decidir quais serão aceites. As candidaturas definitivas vão ser publicadas até dia 11 de abril.

O último passo antes da eleição do Reitor é a audição dos candidatos, marcada para 24 de abril. No dia 27, vai decorrer a eleição.

Ainda não é oficial se o atual Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, se vai recandidatar para um segundo mandato. O atual Reitor candidatou-se em 2014 a par com Rajesh S. Arora, ex vice-presidente da Kings University College (Gana), António Fernando Silva, diretor da Faculdade de Ciências, e João Proença, ex diretor da Faculdade de Economia.

Todas as informações sobre os documentos necessários à formalização de candidaturas, o calendário eleitoral e processo de eleição do Reitor estão disponíveis no site da Universidade do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva