São quase 2.500 os alunos estrangeiros que escolheram a Universidade do Porto para cumprir programas de mobilidade no Ensino Superior no ano letivo 2017/2018. Os números ainda não estão fechados, mas segundo o portal de notícias da U.Porto, sobem até aos 2.471 os estudantes provenientes de 76 países e representam o “maior contingente de sempre de estudantes de mobilidade a estudar na U.Porto, no mesmo ano letivo”.

O recorde batido este ano resulta de um crescimento recorrente no número de alunos que escolhem a universidade para programas de mobilidade. “Só nos últimos cinco anos – entre 2013 e 2018 – , o número de estudantes que escolheram a Universidade para realizar um período de mobilidade subiu de cerca de 1750 para perto de 2.500”, refere o website de notícias da instituição.

Em declarações à mesma fonte, a Vice-Reitora da U.Porto com o pelouro das Relações Externas, Maria de Fátima Marinho, admite que a razão para este aumento advém do esforço conjunto entre “docentes, estudantes e a equipa das Relações Internacionais” que se traduz num “ótimo acolhimento aos estudantes de mobilidade”.

Por outro lado, esse esforço “aliado às atrações da cidade, ao clima ameno e ao ambiente cosmopolita, mas seguro, que se vive no Porto, contribui forçosamente para aumentar todos os anos a procura internacional”, acrescenta a responsável.

Brasil, Itália e Espanha são as mais representadas

O Brasil é o país que mais alunos traz para o Porto e ultrapassa este ano, pela primeira vez, a barreira dos mil estudantes, com 1.021 alunos inscritos. Para a Vice-Reitora “esta procura deve-se a diversos fatores, de entre os quais importa destacar o facto de haver uma língua comum e a crescente instabilidade e insegurança que se vive no país [Brasil]”.

O “pódio” de nacionalidades mais representadas na lista de alunos estrangeiros na U.Porto conta com a Itália em segundo lugar, com 234 estudantes, e a Espanha, com 230. Segundo o portal, países como o Bangladesh, Mongólia, Paquistão e Vietname também fazem parte das 76 nacionalidades representadas.

Quanto às instituições mais escolhidas, o Top-3 é composto pela Faculdade de Engenharia que recebe 517 alunos, seguida da Faculdade de Letras com 407 e a Faculdade de Economia com 258.

Para além dos alunos de mobilidade provenientes do estrangeiro, juntam-se à U.Porto os cerca de 34 estudantes portugueses vindos de outras instituições do país ao abrigo do Programa Almeida Garrett.

Sessão dá boas-vindas a mais de mil alunos estrangeiros

Ao retrato da comunidade internacional da U.Porto, para além dos alunos de mobilidade, junta-se os cerca de 1.700 alunos estrangeiros que já se encontram na instituição a realizar cursos completos ou a desenvolver atividades científicas. Desta forma, e segundo o portal, “até final do ano letivo, a U.Porto espera assim acolher mais de 4.000 estudantes e investigadores internacionais, número que representa mais de 14% de toda a comunidade académica”.

Os cerca de 1.017 alunos de mobilidade que chegam ao Porto para o segundo semestre do ano letivo vão ter direito a uma sessão de boas-vindas que acontece na quinta-feira (22) a partir das 15h00 na Reitoria da Universidade do Porto.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro