O “Ciclo de Música com Piano”, que resulta de uma parceria entre a Universidade do Porto (UP) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP), tem esta quarta-feira o primeiro concerto. A iniciativa, cujo acordo foi assinado em julho passado, prevê, durante este ano letivo, a realização de dez concertos – um por mês – em que cada um deles tem a duração de 30 minutos e que são interpretados por membros da Escola Superior de Música e Artes de Espetáculo (ESMAE).

As alunas da ESMAE que vão atuar esta tarde na Reitoria da UP são finalistas da Licenciatura em Música-Piano. Inês Beatriz Silva, Sofia Raquel Pais e Sofia Rodrigues são as protagonistas do primeiro recital do ciclo.

O primeiro concerto começa às 18h00. Inês Beatriz Silva é a primeira a atuar e vai interpretar a Sonata nº 3 op. 46, do compositor soviético Dimitri Kabalevsky (1904-1987). Sofia Raquel Pais, vencedora do primeiro prémio do I Concurso Nacional Gilberta Paiva (Piano), vai apresentar Chaconne, uma obra de juventude de Sofia Gubaidulina (1931) – da antiga União Soviética. A última atuação vai ser feita por Sofia Rodrigues, vencedora do Prémio Helena Sá e Costa em 2010. A aluna do ESMAE vai tocar a Sonata nº 1, do compositor argentino Alberto Ginastera.

Os concertos são abertos ao público e vão ser realizados na Biblioteca do Fundo Antigo da Universidade do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva