A campanha do Pessoas Animais Natureza (PAN) “Quem quer adotar um gato do Bolhão?” lançou no sábado, Dia Mundial do Gato, o álbum de fotografias dos gatos que vivem nas instalações do mercado. Desde então, já foram adotados cinco animais, segundo Bebiana Cunha, deputada municipal do PAN.

“Inicialmente, nós tínhamos indicação de que havia 15 gatos a residir no Bolhão, entretanto houve uma munícipe que levou uma gata e a sua ninhada, portanto, ficaram dez gatos a residir no Bolhão e neste momento já estão a surgir pessoas interessadas em adotar”, afirma.

A campanha foi lançada depois da aprovação das obras no Mercado do Bolhão, que deverão começar este ano e conta com o apoio da sociedade civil e com o grupo “Porto pelos Animais”. Um dos objetivos é contornar o problema de realojar animais num local em obras. “Quando há obras num edifício onde existem colónias de gatos, surge um problema que é necessário resolver: o que está previsto é a captura, esterilização e devolução dos gatos ao local, mas não se pode devolver gatos a um local que está em obras, como é lógico”, explica Bebiana Cunha, em declarações ao JPN.

A par disto, a deputada municipal do PAN realça também a necessidade de sensibilizar a população para este problema: “Sabemos que o canil municipal está cheio, a ideia é evitar que esses animais vão parar ao canil e daí termos feito esta campanha, que serve também simbolicamente para alertar para todas as outras questões”.

Bebiana Cunha alertou ainda para a questão do abandono dos animais, chamando a atenção para o facto de que os animais abandonados ficam à responsabilidade de todos os munícipes e, em última instância, da Câmara Municipal. “É um problema onde é necessário atuar”, remata.

Os interessados em adotar um felino do mercado devem preencher um formulário, referindo que se trata de um gato do Bolhão. O processo de adoção é feito pela Associação Miacis.

Artigo editado por Filipa Silva