“O açúcar escondido nos alimentos” é o nome da campanha criada pelo Ministério da Saúde que vai ser lançada esta sexta-feira. Com o intuito de passar mensagens promotoras da saúde pública, a iniciativa conta com a colaboração de quatro estações televisivas: RTP, SIC, TVI e Porto Canal. Facto que a tutela classifica de “inédito”.

Em declarações ao JPN, a diretora de informação do Porto Canal, Ana Guedes Rodrigues, sublinha a importância de debater o tema. “Quando tratamos de alimentação saudável, estamos a falar de um tema sensível num país onde as mortes por AVC continuam a ser dominantes, onde os níveis da diabetes são superiores à media da União Europeia, portanto, é responsabilidade social. Nós somos responsáveis por passar essa mensagem”, afirma.

As estações televisivas juntaram-se para divulgar os blocos de informação do Ministério da Saúde. Mas a diretora de informação do canal portuense falou ainda da possibilidade de integrar a campanha de uma outra forma: “estamos em conversações também com o Ministério da Saúde para percebermos até que ponto é que um programa nosso, pode vir a estar englobado também nesta campanha”, adiantou Ana Guedes Rodrigues.

RTP, SIC, TVI e Porto Canal de mãos dadas com o Ministério da Saúde

O envolvimento das estações televisivas nesta campanha, financiada pela Direção Geral da Saúde e validada pela direção do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, é a novidade da campanha: “será formalizado um protocolo inédito com as principais estações televisivas do País”, avança o Governo.

A campanha chama-se “O açúcar escondido nos alimentos”, mas o açúcar não é o único tema trabalhado. A partir de um tema central – a promoção da saúde pública – a iniciativa subdivide-se em três áreas: a promoção da alimentação saudável, a luta contra o tabagismo e a promoção da atividade física.

O Ministério da Saúde acredita que “a mudança de comportamentos se consegue, em grande parte, com educação” e, por isso, “aposta na literacia e em campanhas nacionais de promoção de saúde pública, que se traduzirá em melhorias nos comportamentos e nos estilos de vida dos Portugueses”.

Em Portugal, cerca de um terço das crianças tem excesso de peso. Olhando para os adultos, esta percentagem ultrapassa os 50%. A diabetes é também uma realidade na população portuguesa: uma em cada 10 pessoas sofre da doença. Perante estes números, o Ministério da Saúde sublinha a necessidade de reduzir a ingestão de sal, açúcar e gorduras trans ou artificiais.

Herman José, Joana Solnado e Lourenço Ortigão dão rosto à campanha “O açúcar escondido nos alimentos” que é apresentada esta sexta-feira no Palácio da Rocha do Conde d’Óbidos (Cruz Vermelha Portuguesa), em Lisboa.

Artigo editado por Filipa Silva