O Sporting já conhece o próximo adversário na Liga Europa. O sorteio dos oitavos de final realizou-se esta sexta-feira em Nyon, na Suiça. Depois de derrotar o Astana nos 16 avos de final, os leões vão defrontar o campeão da República Checa. Das 16 equipas presentes nos oitavos de final da Liga Europa, nove contam com jogadores portugueses nos seus quadros.

O sorteio dos oitavos de final foi risonho para o Sporting. O Viktoria Plzen era, teoricamente, a equipa mais acessível em prova. Apesar disso, os checos têm um registo interessante na Liga Europa: em oito jogos disputados venceram cinco, empataram um e perderam dois. A jogar em casa venceram sempre.

Nesta competição, o Plzen já marcou 16 golos (média de dois por jogo) e sofreu nove (média de 1,13 golos por jogo). Os checos passaram o grupo G na primeira posição com 12 pontos e nos 16 avos de final eliminaram o Partizan da Sérvia pelo parcial de 3-1.

É a primeira vez na História que Sporting e Viktoria Plzen se vão defrontar. A primeira mão está marcada para 8 de março em Alvalade. O segundo encontro joga-se no dia 15 de março em casa do Plzen.

No entanto, os checos já jogaram em Portugal numa ocasião: venceram a Académica por 2-0 em casa e empataram a uma bola em Coimbra, também na Liga Europa.

“Somos livres de sonhar que podemos chegar a Lyon”

Na ressaca do sorteio, André Geraldes, representante do Sporting em Nyon, afirmou que os checos são “uma grande equipa”.

“Temos de encarar o adversário com a maior seriedade possível. Neste momento, o Viktoria Plzen é uma grande equipa da República Checa, estando em primeiro lugar no campeonato, com uma grande diferença para o segundo classificado. O Sporting tem de fazer o seu caminho passo a passo e pensar com atitude e compromisso”, referiu ao site oficial do clube.

O team manager do clube concluiu que o Sporting pode sonhar com a final: “Queremos dignificar o nome do Sporting e voltar a fazer do Clube uma grande referência europeia. Somos livres de sonhar que podemos chegar a Lyon”.

Sorteio Oitavos de Final da Liga Europa. Infografia: André Garcia

O jogo grande dos oitavos de final da Liga Europa é o Milan-Arsenal. A equipa de André Silva tem encontro marcado com os gunners num jogo que vai deixar pelo caminho uma das equipas favoritas à conquista do torneio.

O Dortmund de Raphael Guerreiro vai defrontar os austríacos do Salzburg. Os alemães são presença assídua nas fases finais da Liga dos Campeões e são apontados como uma das equipas mais fortes desta edição da Liga Europa.

Num duelo a sul da Europa, Marselha e Athletic Bilbao têm encontro marcado para decidir quem passa aos quartos de final da competição. Rolando é o único português das duas equipas, mas no Marselha joga também o ex-Benfica, Kostas Mitroglou.

A acompanhar o Marselha, o Lyon é o outro conjunto francês que ainda se mantém vivo na prova. A equipa de Anthony Lopes vai medir forças com os russos do CSKA.

A par de Dortmund, Milan e Arsenal, o Atlético Madrid é um dos grandes favoritos a levantar o troféu da Liga Europa. Os colchoneros são uma equipa de Liga dos Campeões, mas agora vão defrontar o Lokomotiv de Moscovo para a Liga Europa. Manuel Fernandes e Éder são os portugueses que podem ser apostas contra o Atlético Madrid.

RB Leipzig-Zenit é outro dos jogos dos oitavos de final. O Leipzig de Bruma jogou com o FC Porto na Liga dos Campeões mas ficou em terceiro lugar e caiu para a Liga Europa. Agora defronta os russos de São Petersburgo.

Para fechar o sorteio, a Lazio de Itália vai defrontar o Dínamo Kiev. Nani, Bruno Jordão e Pedro Neto são os lusos que alinham pelos azuis da Lazio.

Estatísticas da Liga Europa 2017/2018. Infografia: André Garcia

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro