Sofia Branco mantém-se como presidente da direção do Sindicato de Jornalistas (SJ) até 2020. A lista B, à qual a jornalista da Agência Lusa pertencia, venceu as eleições realizadas na quarta-feira para os Corpos Gerentes do Sindicato dos Jornalistas.

A lista vencedora obteve maioria absoluta para os órgãos de direção, Conselho Deontológico e Conselho Geral. Assim, São José Almeida continuará também como presidente do Conselho Deontológico e Eugénio Alves assumirá a presidência do Conselho Geral. À frente da Assembleia Geral estará Cesário Borga e Manuel Esteves presidirá o Conselho Fiscal.

De acordo com a informação publicada na página do Sindicato dos Jornalistas, a lista B obteve quatro mandatos para o Conselho Deontológico e 15 para o Conselho Geral. A lista oposta, encabeçada por Alfredo Maia, conseguiu um mandato para o primeiro e seis para o Conselho Geral.

Enquanto que a lista B se havia candidatado para todos os órgãos do SJ, a lista A apenas concorreu ao Conselho Deontológico e ao Conselho Geral.

De um total de 2098 possíveis eleitores – isto é, os jornalistas sindicalizados – apenas 536 associados votaram.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro