A iniciativa “Se tem um jardim, temos uma árvore para si” surge no âmbito do programa “FUTURO – Projeto das 100 mil árvores” na Área Metropolitana do Porto. O contributo do município visa plantar 10 mil árvores e arbustos autóctones nos jardins privados da cidade até 2020. Os portuenses podem inscrever-se para receber uma planta até ao dia 21 de março.
As condições são simples: os cidadãos devem ter mais de 18 anos, residir no concelho do Porto e ser proprietários de um jardim, quintal ou terreno. O próximo passo é escolher até dez árvores e arbustos para plantar em casa. A novidade desta edição é que os cidadãos vão receber as plantas em vaso, para melhor conservar a espécie antes de ser plantada na cidade.
A Câmara do Porto disponibiliza ainda um guia online para ajudar os portuenses a decidir qual a melhor planta para o espaço que possuem e oferece uma formação para ensinar a cuidar das espécies.
As próximas etapas são o preenchimento do Formulário de Candidatura, a recolha das árvores no Viveiro Municipal e a sua instalação.
Melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e tornar o Porto uma cidade mais sustentável são os grandes objetivos do programa que já plantou mais de 3 mil e 800 árvores e arbustos na Invicta.
Para este ano, estão disponíveis 3.150 plantas de 14 espécies diferentes, entre elas azevinhos, murtas, medronheiros e loureiros.
Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro