Jéssica Silva tem 23 anos e é atualmente jogadora do Levante UD, em Espanha. Das ruas passou para a Seleção Nacional e por lá ficou. A jovem promessa de Vila Nova de Milfontes já conta com 66 internacionalizações em nove anos de “casa”. A jogadora foi convocada para a 25ª edição do Algarve Cup que arranca esta segunda-feira.

De recordar que Portugal está colocado no grupo A e vai defrontar as seleções da Noruega, Austrália e China. O primeiro jogo, contra a China, está marcado para dia 28 de fevereiro, quarta-feira, no Estádio Municipal de Lagos pelas 15h00. Até à data, a seleção lusa vai realizar duas sessões de treino no Campo de Treinos Vale do Garrão.

A avançada afirma que o torneio é uma última oportunidade de preparação para o Mundial: “É um torneio com muitos jogos em que todas as equipas são superiores a nós. É uma boa preparação para continuarmos a nossa qualificação para o mundial”.

“Queremos demonstrar que também somos capazes de nos bater contra estas seleções”

A jogadora do Levante UD tem noção da dificuldade da prova, mas ainda assim, adianta que, para além da preparação, o grupo está focado em evoluir e apresentar o melhor resultado possível: “Queremos fazer boas exibições e demonstrar que também somos capazes de nos bater contra estas seleções”.

Depois de a seleção das Quinas se apresentar num primeiro jogo frente à China, atual 16ª classificada no Ranking FIFA de seleções femininas, Portugal não terá, no segundo jogo, novamente, uma tarefa fácil. A seleção portuguesa vai defrontar a Austrália, sexta-feira, dia 2 de março, no Estádio do Algarve, pelas 15h00. A seleção australiana para além de ter participado em todos os Campeonatos do Mundo desde 1995, ocupa o quarto lugar no Ranking da FIFA e é uma das candidatas ao pódio na edição deste ano.

O último encontro do grupo A é contra a Noruega, 14ª no Ranking da FIFA e com um historial de conquistas de grande prestígio. Foi campeã do mundo em 1995, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1995 e 2000 e, por fim, campeã europeia em 1987 e 1993. O encontro está agendado para segunda-feira, dia 5 de março, no Estádio do Algarve pelas 19h00.

Convocadas

A convocatória conta com duas estreias e o regresso de cinco jogadoras. Nádia Gomes, extremo de 21 anos, é uma das 23 atletas escolhidas por Francisco Neto, com um total de oito internacionalizações e dois golos pela categoria sub-19. A atleta portuguesa joga, atualmente, no Orlando Pride, equipa norte-americana. Na sua anterior equipa (Universidade de Brigham Young) somou 23 golos e assistências, durante quatro épocas.

Cláudia Neto, atleta da liga alemã (Wolfsburgo) e capitã portuguesa, está de volta ao trabalho após ter recuperado de uma lesão. Ana Leite (Sporting), Matilde Fidalgo (Sporting), Rute Costa (SC Braga) e Laura Luís (SC Braga) também estão de regresso à convocatória do selecionador nacional A.

Para Jéssica Silva, o regresso das jogadoras é bom para o grupo. No caso da capitã, Claúdia Neto, a avançada acredita que “é uma mais valia” para a equipa, porque “já faz parte da família, assim como todos os regressos”.  Quanto às novidades, “não são surpresa” para a internacional portuguesa: “Por exemplo, a Nádia é uma jogadora que eu já conheço e acaba por não ser surpresa, porque a qualidade realmente existe e os nossos selecionadores dão sempre oportunidade a quem trabalha”.

Outra novidade na convocatória da seleção A feminina é Ana Rita Oliveira de 20 anos. A guarda-redes do SC Braga já representou a seleção das quinas nas camadas jovens (sub-16, sub-17 e sub-19).

Lista completa de convocadas:

AC Brescia – Mónica Mendes
Atalanta Mozanica – Carolina Mendes
Levante UD – Jéssica Silva
Orlando Pride – Nádia Gomes
Rodez Aveyron – Raquel Infante
SC Braga – Sílvia Rebelo, Vanessa Marques, Andreia Norton, Dolores Silva, Ana Rita Oliveira, Mélissa Antunes, Rute Costa, Laura Luís
Sporting CP – Carole Costa, Ana Borges, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Matilde Fidalgo, Diana Silva, Inês Pereira, Ana Capeta, Ana Leite
Wolfsburgo – Cláudia Neto

Balanço da última edição

O torneio já conta com 25 edições e a participação de 29 seleções. No último ano, Espanha foi a grande vencedora. Canadá e Dinamarca ocuparam o segundo e terceiro lugares, respetivamente. Em termos individuais, Kumi Yokoyama (Japão) e Pernille Harder (Dinamarca) levaram o prémio de melhores marcadoras com quatro golos cada. Irene Hernández, jogadora espanhola, conquistou o prémio de melhor jogadora.

Classificações:
1º lugar: Espanha
2º lugar: Canadá
3º lugar: Dinamarca
(…)
12º lugar: Portugal

Prémio de Melhor Marcadora (ex aequo):

Pernille Harder. Foto: Granad

Kumi Yokoyama. Foto: Lokomotive74

Portugal terminou a competição na 12ª posição com quatro derrotas e sem golos marcados. O primeiro jogo foi contra a seleção russa que venceu por uma bola, com um golo de Natalia Mashina. O resultado contra a Dinamarca foi o mais expressivo , no qual Portugal perdeu por seis bolas a zero. No último jogo da fase de grupos, a equipa das quinas empatou com o Canadá a zero. No jogo que decidia o 11º e 12º lugares, a Noruega levou a melhor e venceu a seleção portuguesa (2-0).

Recorde-se que o torneio serve para a seleção portuguesa se preparar para o apuramento para o Mundial de 2019, que prossegue na Bélgica, dia 6 de abril, para defrontar a seleção da casa no âmbito do Grupo 6 em que Portugal está integrado.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro

Artigo corrigido dia 27 de fevereiro de 2018. A seleção nacional de futebol feminino defrontará a Bélgica no dia 6 de abril no âmbito do apuramento para o Mundial de 2019, e não a 10 de abril como erradamente se referia.