Está aberto o período de candidaturas dos representantes de estudantes no Conselho Geral da Universidade do Porto (UP). “(Re)pensa a Universidade. Envolve-te.” é o mote da eleição deste ano. Até dia 23 de março os estudantes podem apresentar à Comissão Eleitoral as listas candidatas.

Francisco Vieira frequenta o 6º ano da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e é um dos atuais representantes dos estudantes no Conselho Geral.

Em entrevista ao JPN,  Francisco Vieira afirma que “para os estudantes é muito importante participar e ter lugar assente no Conselho Geral, sobretudo porque é o órgão onde se discute e vota quer o plano de atividades, quer o plano estratégico, quer o orçamento”.

Para além dos representantes dos estudantes, o Conselho Geral integra representantes de docentes, investigadores, pessoal não docente e não investigador e algumas personalidades externas.

Francisco Vieira explica que importantes discussões acerca de assuntos da UP, como o valor das propinas, acontecem nas reuniões do Conselho Geral.

“É aí [nas reuniões do Conselho Geral] que nós conseguimos dizer de que maneira o plano de atividades está ajustado ou desajustado em determinadas áreas. Da mesma forma, em relação ao orçamento: uma das partes mais importantes do nosso trabalho é sobretudo o que diz respeito à discussão do valor de propinas”, adianta o estudante de medicina.

O Conselho Geral é ainda responsável por escolher o reitor da UP, explica Francisco Vieira que adianta que”apesar do processo eleitoral para os estudantes estar agora em curso, a eleição para escolher o reitor será feita ainda com os atuais representantes dos alunos”.

As listas candidatas devem integrar quatro elementos efetivos e quatro elementos suplentes, sendo que todos os elementos devem ser estudantes inscritos em algum ciclo de estudos da UP, no corrente ano letivo.

A eleição decorre a 23 de abril e os representantes são eleitos para um mandato de dois anos. O número de votos individuais de cada candidato e o número total de votos recolhidos por cada lista são os fatores que determinam a eleição.

As informações sobre o processo de apresentação de listas candidatas podem ser consultadas em www.facebook.com/eleicoesestudantesCG.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro