Organizada pela empresa de consultoria FEP Junior Consulting e em parceria com o Serviço de Relações Externas e Integração Académica da Faculdade de Economia, a 18º edição da FJC Porto de Emprego bate recordes e está repleta de novidades. Pela primeira vez, há mais de 50 empresas na feira e ofertas dedicadas aos estudantes de engenharia. A feira arranca esta terça-feira (dia 6) e termina na quarta-feira (dia 7).

O parque da Quinta das Lamas, junto à Faculdade de Economia, vai receber 62 empresas nacionais e internacionais. Sonae, PwC, EY, KPMG, Sonae IM, Deloitte, Lidl, Mazars, NOS, Vodafone, Adidas, Santander e Nestlé são apenas alguns dos nomes que vão marcar presença no evento.

O convite é lançado a todos os estudantes universitários que procurem um primeiro contacto com o mercado de trabalho. A iniciativa permite que empresas de diversas áreas apresentem aos participantes oportunidades de emprego, ofertas de estágios e ações de formação.

“Esperamos ver aqui estudantes de outras áreas [que não a Economia]”

Mafalda Arnês, project manager do evento, afirma que todos os anos acontece “algo novo e algo diferente para marcar a edição desse ano”. Na 18º edição da FJC Porto de Encontro, o foco nos estudantes de engenharia é a novidade. “Vamos ter empresas presentes que terão interesse em recrutar estudantes de engenharia. Portanto, esperamos ver aqui estudantes de outras áreas [que não a Economia]”, esclarece.

A partir desta terça-feira, os estudantes podem visitar 56 stands e ainda assistir a 29 apresentações de empresas. Além disso, podem participar em dois workshops: um da PwC Portugal, sobre marketing pessoal, e outro da SONAE, sobre dicas para processos de recrutamento. Para os alunos de engenharia, estão reservadas cerca de 30 oportunidades de emprego no setor.

Para facilitar as candidaturas dos estudantes, todas as empresas presentes têm à sua disposição um leitor eletrónico. Depois de uma inscrição online prévia na feira e ao passar o cartão de estudante UP, os empregadores têm acesso ao currículo dos alunos.

O Speed Recruitment é um dos momentos-chave do primeiro dia do evento. Este ano, o programa que reuniu cerca de 140 inscrições vai juntar 22 alunos e 22 empresas, em entrevistas de cinco minutos. Em todas as edições, a experiência tem contribuído para que vários alunos arranjem emprego, estágio durante o verão ou sejam chamados para uma nova entrevista.

No último dia do evento, será anunciado o vencedor do FJC Concurso Solidário. O projeto tem como objetivo ajudar instituições sem fins lucrativos: “Fazemos um estudo da instituição, analisamos quais são os problemas e as soluções desses mesmos”, explica Mafalda Arnês. Depois das instituições se inscreverem no concurso, a FEP Junior Consulting analisa as propostas e escolhe qual a iniciativa vencedora.

A entrada na feira é gratuita e a organização espera receber mais de sete mil estudantes nos dois dias do evento.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro