A seleção portuguesa venceu a Austrália, esta quarta-feira, por 2-1, no Estádio Municipal de Albufeira e garantiu o terceiro lugar na Algarve Cup. Nádia Gomes marcou o primeiro golo. Vanessa Marques fechou as contas com um excelente golo.

A equipa treinada por Francisco Neto entrava em campo já com a certeza de que a melhor prestação de sempre na competição estava garantida. No entanto, jogava-se o acesso ao pódio e o objetivo das portuguesas era o terceiro lugar.

A Seleção das Quinas começou por vencer a China por 2-1, empatou a zeros com a Austrália no segundo jogo e levou de vencida a Noruega (2-0) na última partida da fase de grupos. Seguia-se novo jogo com as australianas para decidir quem levava o bronze na Algarve Cup. Na final estavam Holanda e Suécia.

Portugal alinhou com Inês Pereira (GR), Mónica Mendes, Raquel Infante, Carole Costa, Ana Borges; Dolores Silva (C), Tatiana Pinto, Vanessa Marques, Nádia Gomes; Laura Luís e Andreia Norton.

O conjunto da Oceânia entrou em campo com L. Williams (GR); Cooper, Polkinghorne, Butt, Brewer; Kellong, Logarzo, Chidiac; L. De Vanna, Crummer, e Heyman.

Primeira parte morna acabou empatada ao intervalo

A primeira parte do encontro entre Portugal e Austrália jogou-se a um ritmo baixo e só aqueceu nos últimos 10 minutos. A Austrália ameaçou à passagem do minuto 5, Laura Luís respondeu aos 12 minutos com um remate fraco e sem perigo para a guardiã australiana.

Só se viu outro remate depois dos 20 minutos de jogo com a Austrália a tentar o golo de muito longe. Sem perigo para Inês Pereira. A Austrália estava por cima do jogo e depois da meia-hora criou muito perigo: é disso exemplo um livre de fora de área que só parou na trave da baliza portuguesa.

As jogadores de Francisco Neto foram equilibrando a partida e conseguiram mesmo inaugurar o marcador no Municipal de Albufeira. Um erro grave da defensiva australiana permitiu a Nádia Gomes fazer o primeiro: o atraso da central saiu com pouca força, Nádia Gomes foi mais rápida e agressiva e, com alguma sorte à mistura, conseguiu ganhar o lance com Williams para fazer o primeiro tento.

Depois do golo, a Austrália, quarta melhor no Ranking FIFA,  procurou reagir à desvantagem e conseguiu já no tempo de compensação. Um livre bem batido na direita do ataque australiano permitiu a Cooper empatar a partida de cabeça.

Tudo empatado depois de um primeiro tempo equilibrado e sem grande emoção.

Bomba de Vanessa Marques deu o pódio a Portugal

A segunda parte trouxe um futebol muito mais rápido, mais agressivo e frenético. As duas equipas procuravam vencer o encontro e criaram bastantes oportunidades de golo.

A Austrália aguentou o caudal ofensivo de Portugal até ao minuto 56, quando Vanessa Marques fez o segundo das lusas. Um grande golo da atleta do SC Braga conseguido através de um remate forte e colocado de fora de área.

As Matildas viam-se novamente em desvantagem e procuraram empatar a partida. No entanto, foi a magia da linha ofensiva de Portugal que deu mais nas vistas, criando muitos calafrios às australianas. Jéssica Silva e Diana Silva entraram na segunda parte e deixaram a cabeça das adversárias em água. A velocidade aliada à técnica acima da média das avançadas criou muito perigo e o terceiro golo esteve perto.

Aos 68 minutos, Jéssica Silva voltou a mostrar a enorme qualidade do seu futebol e quase marcou. Antecipou-se bem, ganhou a bola em velocidade e rematou perto do poste direito de Williams. O Levante UD começa a parecer pequeno para o talento da número 20 de Portugal.

As da casa dominavam o jogo, mas a Austrália quase marcou à passagem do minuto 71: De Vanna não chegou a tempo de fazer a emenda para o fundo das redes portuguesas. Na resposta, a inevitável Jessica Silva voltou a estar perto do terceiro: uma excelente jogada individual que culminou com uma tentativa de chapéu à guardiã adversária.

Aos 82 minutos, Diana Silva podia matar o jogo, mas não foi capaz. E no minuto seguinte a Austrália teve a melhor oportunidade para empatar: Sílvia Rebelo cometeu penalti sobre Kerr. Na conversão da grande penalidade, a jovem Inês Pereira foi gigante e defendeu o remate da estrela Emily Van Egmond.

O jogo encaminhava-se para o final e não surgiram mais oportunidades de golo. Portugal geriu o resultado com eficácia e a Austrália não teve frescura física, nem discernimento suficiente para chegar com sucesso à área portuguesa.

Com esta vitória, Portugal alcançou o pódio na Algarve Cup e ficou com o bronze em terras lusitanas. É a melhor classificação de sempre de uma equipa que está em claro crescimento.

Artigo editado por Filipa Silva