A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) associou-se à Galp para, a partir desta quinta-feira, 8 de março, fomentar a partilha de viagens, através da plataforma Galpshare.  O protocolo de colaboração tem o objetivo de promover “comportamentos responsáveis” e práticas de “mobilidade sustentada” entre a comunidade da instituição de ensino.

A iniciativa vai ficar funcional para os 10 mil alunos e colaboradores da FEUP que façam viagens com origem e destino comuns.

Ana Carla Madeira, coordenadora do Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP, explicou ao JPN, que, apesar de a plataforma da Galpshare ser aberta a todos, passará a haver “um grupo para a faculdade”.

“Através de um link, temos acesso a um sistema de partilha de boleias entre nós, num grupo restrito. Temos um guião de utilização. Além disso, a Galp deu-nos alguns incentivos. Por isso, os 50 primeiros inscritos terão vales de desconto da marca”, adiantou a coordenadora.

Ana Carla Madeira também salientou que “o processo de obtenção da plataforma foi longo, até que a ferramenta respondesse aos requisitos” pretendidos.  Depois de vários estudos e inquéritos à comunidade da FEUP, de forma a perceber a abertura para a partilha de carros e os entraves dos que não ponderavam aderir, “percebeu-se que as reticências se prendiam com questões de segurança”.

A coordenadora para a Sustentabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto acredita que os entraves serão postos de parte, devido à inclusão de alunos e funcionários num “grupo mais restrito e seguro, com pessoas que já conhecem”.

Segundo Ana Carla Madeira, a iniciativa pode ajudar a aumentar o bem-estar no pólo da Asprela: “Através da utilização desta plataforma pretende-se contribuir para uma diminuição do tráfego na zona da Asprela, melhorando o bem-estar da comunidade FEUP, bem como da envolvente. Espera-se, deste modo, contribuir para um futuro mais sustentável”, lê-se na nota de imprensa.

Por outro lado, Carlos Martins de Andrade, diretor de Inovação e Tecnologia da Galp, acredita que a ferramenta Galpshare será útil para os que se preocupam com o meio ambiente e para os que pretendem “poupar na sua própria fatura energética”.

Artigo editado por Filipa Silva