De quantas formas se pode contar uma história? Foi o que Joana Beleza, coordenadora da área de multimédia no semanário “Expresso”, veio mostrar esta terça-feira aos finalistas de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, em estágio na redação do JPN, o jornal digital do curso.

A antiga aluna foi Editora por um Dia e voltou à casa onde estagiou há 13 anos para coordenar os trabalhos da redação e preparar uma edição especial.

A jornalista viajou até 2005, ano em que terminou o curso, para recordar o seu percurso profissional. Depois do estágio curricular na Agência Lusa, Joana Beleza viajou para Lisboa para trabalhar num projeto de jornalismo para telemóveis, ainda em 2006. O projeto não se concretizou. Joana Beleza bateu então à porta de uma editora e deu, mais tarde, os primeiros passos na “Rádio Renascença” na alvorada do jornalismo multimédia. Por lá ficou até chegar ao “Expresso”, já em 2014.

De Agustina ao radicalismo islâmico

Texto, vídeo, áudio e fotografia. Joana Beleza mostrou à redação do JPN que todos formatos podem servir para contar uma história. O mais relevante é colocar o formato ao serviço da história e largar preconceitos antes da chegada ao terreno.

“Do Amor à Verdade”, “O mundo de Agustina” – da “Rádio Renascença” –, “Matar e Morrer por Alá” e “O Maior” – do “Expresso”  foram os exemplos apresentados para mostrar que as ferramentas digitais são o cúmplice perfeito para o jornalismo do séc. XXI.

“O que é vos deixa feliz?”, foi a pergunta lançada à redação relativamente ao último desafio do dia: criar uma edição especial para o Dia Internacional da Felicidade, a 20 de março.

Os estagiários foram divididos por cinco equipas e agora vão ter procurar o que faz as pessoas “terem uma razão para calçar os sapatos todos os dias”. Mas antes, o que é que faz a Joana Beleza feliz? “É uma boa pergunta. Trabalhar faz-me feliz, o meu filho faz-me feliz, a minha rede de amigos faz-me feliz e dar aulas e partilhar a minha experiência enquanto jornalista faz-me mesmo muito feliz”, afirmou.

Antes de regressar a Lisboa, Joana Beleza deixou uma última mensagem à nova fornada de futuros jornalistas e que só hoje é apresentada:

Artigo editado por Filipa Silva