Já notou que se sente mais feliz depois de uma boa noite de sono? E sabia que há algumas profissões onde as pessoas são mais felizes do que noutras? No Dia Internacional da Felicidade, o JPN recolheu alguns dados científicos sobre o tema.

1) O clima tem influência no estado de espírito

Segundo Teodor Postolache, professor de psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland, a depressão sazonal (Seasonal Affective Disorder) não está apenas na nossa cabeça. A ausência de luz solar e a mudança de latitude podem criar um desequilíbrio no organismo, que leva a que os níveis de serotonina e dopamina – que controlam o humor, o apetite e os níveis de energia – se alterem.

2) Ouvir música alegre deixa as pessoas mais felizes

Um estudo de 2013 da Universidade do Missouri descobriu que música animada melhora a disposição e o bem-estar. A música atua no sistema límbico, responsável pelos sentimentos e emoções. Um estudo finlandês do mesmo ano revela ainda que produzir música em conjunto ajuda na relação com os outros.

3) Advogados são os profissionais mais infelizes

Em 2017, a Forbes classificou os empregos mais felizes e infelizes nos Estados Unidos da América. Segundo a publicação, os especialistas em marketing são os profissionais melhor posicionados. Da lista dos empregos mais felizes constam ainda programadores e trabalhadores petrolíferos. Entre os empregos menos felizes está a advocacia, o apoio ao cliente e o secretariado.

4) Existem muitos tipos de sorrisos, mas nem todos indicam felicidade

Uma investigação da BBC concluiu que, entre 19 tipos de sorrisos, apenas seis são de felicidade. Os restantes ocorrem quando estamos incrédulos, a mentir ou perdidos. Podem ainda significar contemplação, raiva, dor, vergonha, desconforto, tristeza ou medo.

5) Somos aquilo que comemos

Está cientificamente comprovado que alguns alimentos nos fazem mais felizes. O café, o salmão, as maças e o chá verde são alguns deles.

6) Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e alegria

De acordo com a Oxford Economics e a National Centre for Social Research, os britânicos preferem uma boa noite de sono a um aumento no salário. O número de horas de sono foi apontado como o indicador mais valorizado para uma boa qualidade de vida.

7) Correr por uma vida melhor

Fazer exercício durante 20 minutos pode deixar-nos com melhor humor durante 12 horas. Este é o resultado de um estudo da Universidade de Vermont. A atividade física aumenta a quantidade de endorfinas no cérebro, ao mesmo tempo que reduz os níveis de cortisol e adrenalina que provocam o stress. Além disso, praticar exercício durante 30 minutos seguidos produz mais resultados do que três sessões de dez minutos. Se for ao ar livre e/ou a ouvir música, o efeito é maior ainda.

8) Algumas pessoas estão geneticamente predispostas a serem negativas

Neuropeptídeo Y: biomolécula de 36 aminoácidos localizada em regiões envolvidas com a regulação do stress, memória, ansiedade e medo, como o hipocampo (HPC), amígdala e córtex pré-frontal.

Um estudo da Universidade de Michigan descobriu que as pessoas com baixos níveis de neuropeptídeo Y (ver caixa) estão mais suscetíveis a ter depressões e lidam pior com situações de stress.

9) Redes sociais podem ser inimigas da felicidade

Ichiro Kawachi e Lisa F. Berkman mostram que o uso de redes sociais em excesso prejudica as relações pessoais offline, reduz a disposição para outras atividades, encoraja um comportamento sedentário, leva à dependência da Internet e diminui a auto-estima, através da comparação social. Por outro lado, outros estudos revelam que o acesso às redes sociais pode ser positivo, na medida em que reforça os laços pessoais.

10) O chocolate faz-nos mesmo mais felizes

O chocolate liberta um conjunto de neurotransmissores (endorfinas, dopamina, serotonina e oxitocina) responsáveis pela forma como nos sentimos, daí que nos sintamos mais felizes e satisfeitos quando o comemos. Para além disso, estimula a produção de substâncias semelhantes à cafeína que aumentam os níveis de energia, nomeadamente a phenylethylalanine, substância associada às borboletas no estômago de quando estamos apaixonados.

Ainda sobre a felicidade…

Este ano, o World Happiness Report avaliou a felicidade de 156 países, recorrendo a seis variáveis: rendimento, apoio social, esperança média de vida, liberdade de escolha, generosidade e confiança no governo. Os resultados foram lançados na semana passada e a Finlândia ocupou o primeiro lugar na lista.

O estudo das Nações Unidas revelou que a Finlândia é o país mais feliz do mundo e o Burundi o menos feliz. Infografia: André Garcia

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro

Este artigo integra uma edição especial preparada sob a coordenação editorial de Joana Belezaaquando da sua passagem pela redação do JPN como Editora por um Dia