A “Ladra Comigo” nasceu há quatro anos e meio e, desde então, atua em diversas áreas sociais e da saúde, através de terapia assistida por cães. Paralisia cerebral, Síndrome de Down, Doença de Alzheimer, esquizofrenia ou depressão são algumas das áreas de intervenção da “Ladra Comigo”.

Em entrevista ao JPN, Catarina Cascais, co-fundadora da “Ladra Comigo”, explica como nasceu o projeto: “A ideia surgiu há sensivelmente quatro anos e meio, quando eu e a Clara [co-fundadora da “Ladra Comigo”] nos conhecemos no Curso de Intervenções Assistidas por Animais. A Clara estava a fazer o curso com a Milú e eu estava com o Miles, que é outro dos nossos cães e eles desenvolveram uma amizade muito boa”.

Catarina é psicóloga e Clara é gerontóloga: concluíram que as áreas de formação eram complementares e, por isso, criaram o projeto. Mais tarde, juntou-se Liliana Carril, também licenciada em psicologia.

A certificação para o serviço de terapia assistida por animais é dada pela Ânimas, a Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social, e é atribuída à dupla e não apenas ou cão, ou seja, o animal e o dono formam uma equipa e deverão sempre atuar em conjunto.

Catarina forma dupla com o Miles, com a Safira ou com o Fly, Clara atua com a Milú, com a Laika ou com a Gemma e Liliana trabalha com a Bonny. Juntas desenvolvem atividades diferentes, consoante os objetivos que pretendem cumprir.

“Esta é uma área onde ainda não existem muitos estudos, então nós pegamos na nossa formação base, no conhecimento que temos dos cães, trabalhamos em equipa multidisciplinar e tentamos sempre perceber o que é que funciona com determinado utente”, explica Catarina Cascais.

O JPN acompanhou uma visita dos amigos caninos ao Abrigo Nossa Senhora da Esperança, na Maia. A Milú, a Fly e a Bonny foram as terapeutas da sessão.

De duas em duas semanas a “Ladra Comigo” visita os idosos do ANSE, cada sessão com uma atividade diferente. Desta vez, o objetivo é estimular os sentidos e a memória.

De acordo com Liliana Costa, diretora técnica do ANSE Maia, “os utentes estão sempre ansiosos, criam vínculos e a terapia traz benefícios a nível do seu bem-estar e do estado de ânimo, felicidade e motivação”.

Numa outra deslocação da Ladra Comigo a uma instituição, o JPN juntou-se à equipa para perceber como é a relação dos cães com pessoas de outras faixas etárias.

Em dia de aniversário, a Gemma e a Safira foram à Associação para a Inclusão de Jovens e Adultos (AIJA). Parceira da Ladra Comigo desde 2016, a AIJA surge como uma resposta ao “Acabou a escola e agora?”.

A associação que ajuda jovens e adultos com dificuldades cognitivas procura “trabalhar as competências que estes foram adquirindo, reativá-las ou mesmo adquirir novas”, explica Ana Garcês, diretora técnica da instituição de Paredes.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro e Filipa Silva

Este artigo integra uma edição especial preparada sob a coordenação editorial de Joana Beleza aquando da sua passagem pela redação do JPN como Editora por um Dia