A 12ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Informática (ENEI) começa esta sexta-feira (dia 23) e termina na segunda-feira (dia 26) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Temas como Segurança e Inteligência Artificial vão ser discutidos por cerca de 700 alunos, número recorde para o ENEI.

Em conversa com o JPN, Rui Vilares, coordenador geral do encontro, explicou que os principais objetivos do evento passam por permitir “que os participantes conheçam a cidade do Porto, criem laços para o futuro e que fiquem mais enriquecidos a nível técnico e pessoal”.

Do programa, o estudante do quinto ano de Engenharia Informática destaca nomes como Andrew Tanenbaum – “um professor catedrático e uma referência na bibliografia de muitas unidades curriculares de Engenharia Informática” e Guilherme Duarte – “autor do famoso blog «Por Falar Noutra Coisa»”.

Além destes, vão estar presentes outros oradores estrangeiros como Alexey Sidorenko (atual diretor do project Teplitsa) e Wolfgang Merkt (estudante de Doutoramento na Universidade de Edimburgo e colaborador da NASA).

Também há convidados portugueses entre os quais João Leal (project manager na Google), Filipe Araújo (vice-presidente da Câmara Municipal do Porto), Raúl Vidal (professor Emérito da FEUP), Maria João Horta (subdiretora-geral da Direção-Geral da Educação) e Nelson Pinho (líder de Segurança Pública e Indústria de Segurança Nacional da Microsoft Portugal).

Rui Vilares contou que os quatro dias vão ser preenchidos com palestras e workshops, sessões de networking, um debate sobre educação 4.0, uma sessão de cocktails com representantes de empresas e um jantar empresarial.

Além das atividades sérias, vai haver tempo para relaxar, em festas noturnas e no presentation karaoke. “É um desafio onde os estudantes tem de fazer discursos de improviso e podem ganhar prémios”, garante Rui Vilares.

Para o organizador do evento, o ENEI pode ser uma mais-valia para os estudantes: “É importante fazer mais qualquer coisa do que fazer simplesmente o curso. No curso não aprendemos tudo e este tipo de eventos permite-nos conhecer novas ferramentas e tecnologias e perceber como as coisas são feitas nas outras instituições”.

A primeira vez que o Porto acolheu o evento foi em 2013. A programação completa pode ser consultada no website do ENEI ou na página do Facebook.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro