Esta sexta-feira, Portugal entra em campo para jogar o primeiro particular de preparação para o Mundial da Rússia, a começar em junho de 2018. Pela frente vai estar o Egito que se apurou para um Mundial 28 anos depois da última presença. O jogo está marcado para as 19h45, em Zurique, na Suíça.

Fernando Santos viu-se obrigado a fazer alterações na convocatória para os dois jogos amigáveis. Fábio Coentrão (Sporting CP) e Rúben Dias (SL Benfica), por lesão, abandonaram o estágio. Luís Neto (Fenerbahçe) e Mário Rui (Nápoles) foram chamados para ocupar as vagas.

Rúben Neves (Wolverhampton) também foi chamado e pode jogar de início frente ao Egito. As lesões de Danilo e William Carvalho podem abrir a vaga no onze ao ex-FC Porto.

“O seleccionador ainda está à procura das escolhas finais, mas acredito que 18/19 já tenham o passaporte carimbado”

Ao JPN, Pedro Bouças, criador do blogue Lateral Esquerdo, faz a antevisão da partida. Para o antigo treinador da equipa feminina do Benfica, Portugal vai defrontar uma equipa que tem na “saída rápida para o ataque após recuperação de bola” a sua maior arma.

Pedro Bouças crê que o elemento diferenciador da seleção egípcia é Mohamed Salah, avançado do Liverpool FC, que curiosamente chega a este jogo, tal como Cristiano Ronaldo, com um “poker” de golos pelo respetivo clube.

Licenciado em Educação Física e Desporto, com especialização em futebol, Pedro Bouças acredita que o Egito vai tentar “explorar a capacidade ofensiva” do atleta e que “a consistência defensiva” é a maior debilidade do conjunto africano: “É uma equipa que defensivamente não joga com princípios europeus, de encurtar o espaço. A concentração dos jogadores tem de ser mais trabalhada. Por vezes, perdem-se em marcações individuais.”

Mohamed Salah é a estrela maior dos Faraós e, na opinião do especialista, o futebol do Egito passa por “muito trabalho de equipa e esperar pelo momento em que o Salah faz a diferença”. Pedro Bouças mencionou também Essam El-Harady, guarda-redes que considera ser “emblemático”.

Portugal é favorito a vencer o jogo, apesar de algumas lesões de jogadores que habitualmente fazem parte das escolhas de Fernando Santos, como Pepe e Danilo.

O professor no Estádio Universitário de Lisboa reiterou que deve “haver alterações na convocatória” até ao Mundial da Rússia: “Alguns saíram por lesão, o Rúben Dias viu a sua estreia adiada, o Coentrão pode estar no Mundial… Obviamente que o grande lote está presente, mas não significa que todos vão estar na Rússia. O selecionador ainda está à procura das escolhas finais, mas acredito que 18/19 já tenham o passaporte carimbado”.

“O Egito pode ser uma das equipas que valha a pena seguir no Mundial”

Para Pedro Bouças, Portugal pode “vencer o Mundial” mas é “muito improvável”: “Portugal pode ter a felicidade que teve no Europeu, mas é altamente improvável. Estamos muito longe da qualidade das melhores seleções. Brasil, Alemanha, Espanha e França são superiores a Portugal”.

“Acredito sobretudo no estratega que temos à frente da seleção”, acrescentou.

O ex-treinador de futebol destacou Fernando Santos pela forma como “trabalha taticamente muito bem a equipa, sobretudo no lado estratégico. Consegue perceber muito bem os pontos fortes e fracos da sua própria equipa e monta o jogo em função dos pontos fracos de Portugal, de forma a conseguir escondê-los”.

A seleção do Egito tem evoluído e está num Mundial de futebol 28 anos após a última presença. Na opinião de Pedro Bouças, os comandados de Héctor Cúper “têm capacidade” para fazer um bom Mundial.

“Acredito que o tónico mental e psicológico de uma equipa que chega 28 anos depois ao Mundial esteja em alta. A equipa entrará com uma atitude competitiva e concentração que poderão ajudar a conseguir bons resultados”, atirou o fundador do Lateral Esquerdo.

Para além disso, Pedro Bouças acredita que Salah “vai chegar em grande nível ao Mundial” e o Egito “pode ser uma das equipas que valha a pena seguir”. No entanto, crê que, no máximo, a seleção egípcia possa conseguir chegar aos oitavos de final da competição.

Depois do Egito, virá a Holanda em Genebra, na segunda-feira (26), pelas 19h30. São os últimos particulares antes de o selecionador divulgar a lista final dos convocados para o Mundial 2018.

Para além destes dois jogos, a seleção portuguesa tem agendados mais três particulares. O primeiro com a Tunísia a 28 de maio. Depois encontra a seleção da Bélgica a 2 de junho. Cinco dias depois e antes do início do Mundial joga com a Argélia.

Recorde-se que o Mundial da Rússia 2018 começa a 14 de junho e termina a 15 de julho. Portugal está no grupo B com Espanha, Irão e Marrocos.

Artigo editado por Filipa Silva