Portugal está praticamente afastado do apuramento para o Campeonato da Europa de andebol feminino, depois de perder com a formação austríaca, esta quinta-feira, no Pavilhão Municipal de Tondela, por 30-32.

A equipa de Ulisses Pereira termina, assim, a terceira jornada do apuramento com três derrotas e permanece no último lugar do Grupo 4, sem pontos. Áustria, Roménia e Rússia, todas com quatro pontos, partilham a primeira posição do grupo.

A seleção austríaca entrou forte na partida, chegando ao intervalo a vencer por seis bolas de diferença. Na segunda parte, a formação lusa entrou confiante e conseguiu surpreender a equipa visitante ao reduzir a vantagem para 27-28, a sete minutos do final. Mas as adversárias, fisicamente mais fortes, levaram a melhor e acabaram por vencer o jogo por duas bolas de diferença (30-32).

Jéssica Ferreira, guarda-redes do Colégio de Gaia, conseguiu manter a equipa portuguesa na luta, ao fazer defesas importantes. Patrícia Rodrigues (HSG Blomberg-Lippe), com dez golos marcados, foi a jogadora em destaque na partida. Mariana Lopes (Boden) com sete golos, foi a segunda melhor marcadora portuguesa.

Pela equipa da Áustria, é de salientar a prestação da guarda-redes, Antonja Curic, que durante a partida, foi segurando o resultado com inúmeras defesas. Beate Scheffknecht, lateral esquerda, foi a melhor marcadora, com nove golos.

A comitiva portuguesa desloca-se, esta sexta-feira, à Áustria para realizar a quarta jornada do apuramento. O jogo está marcado para sábado, dia 24 de março, às 19h25 (hora portuguesa), em Bregenz, na Áustria.

Recorde-se que apenas são apurados para a fase final do Campeonato da Europa de Seniores Femininos os dois primeiros classificados do Grupo 4. O Europeu vai ser em França, entre 30 de novembro e 16 de dezembro deste ano.

Artigo editado por Filipa Silva