Depois da abertura da temporada outono/inverno 2018 no Terminal de Cruzeiros em Lisboa, o Portugal Fashion viajou para o Porto. O concurso Bloom iniciou os três dias de desfiles na cidade da moda criada no Parque da Cidade.

A partir das 15h00 desta quinta-feira, oito jovens designers portuguesas inauguraram a passerelle do Portugal Fashion. A terceira fase do concurso Bloom apresentou ao público as coleções de LESS.buyless, Carolina Sobral, D\Backyard, Mara Flora, Maria Meira, INNA Studio, Rita Carvalho e Sara Cruz.

Maria Meira e Mara Flora foram as grandes vencedoras, selecionadas por um painel de jurados composto por Manuel Serrão, empresário com experiência no ramo da moda, Pedro Caride, marketeer e consultor de moda, e pelos criadores Júlio Torcato, Pedro Pedro e Joana Bourbon. Também Sofia Lucas, diretora da Vogue Portugal, e Simonetta Gianfelici, consultora de moda e talent scout, foram convidadas a participar na decisão.

O que precisa de ter uma coleção vencedora?

O concurso foi apresentado pelo modelo Rúben Rua, mas foi Adelino Costa Matos, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), quem anunciou as designers vencedoras.

Segundo Adelino Costa Matos, o primeiro prémio foi unânime. Já a escolha da segunda vencedora “iniciou alguma discussão, mas no final estiveram todos de acordo”, disse ao JPN.

Simonetta Gianfelici, jurada do concurso Bloom, revelou ser Carolina Sobral quem dividiu o júri. “Na minha opinião, ela fez um trabalho muito bom. Talvez fosse apenas demasiado clássico, mas a qualidade, o corte e a estética foram muito claros, muito concretos e acho que ela está pronta para trabalhar na indústria da moda”, reconhece.

A consultora de moda italiana sublinha que “numa competição tem de se oferecer algo claro, original e autêntico”. Afinal, “a criatividade necessita de coragem e às vezes tem de se arriscar um pouco mais”.

Para além da criatividade, o painel teve também em consideração a identidade e originalidade das coleções, além de aspetos como se as peças são vestíveis e estão prontas para o mercado, nomeadamente no que diz respeito à confeção dos tecidos e à qualidade dos detalhes.

Ainda que tenha avaliado as coleções antes do desfile, Simonetta Gianfelici considera o momento do espetáculo crucial. “Quando vemos as roupas nos bastidores, nem sempre é tão claro. Mas depois, a produção e a forma como as peças são combinadas pode mudar a perceção” de quem assiste ao desfile, conta ao JPN.

Para a antiga modelo italiana, alguns designers necessitam de tempo para crescer e amadurecer. Ainda assim, lembra que só na próxima coleção é que o júri vai saber se tomou a decisão certa. “Algumas vezes o vencedor para um tempo depois [de lançar a coleção] e aqueles que não venceram têm uma grande carreira”, nota.

O presidente da ANJE, Adelino Costa Matos, tem expetativas altas para todas as criadoras que participaram no concurso. “A expetativa acaba por ser que, alguns destes estilistas, os que ganharam e mesmo os que não ganharam, possam crescer dentro do Portugal Fashion e acima de tudo transformarem-se em grandes designers”, declara.

“Adoro Portugal pelo facto de apoiarem os jovens designers e os acompanharem por duas estações”

Maria Meira e Mara Flora vão regressar ao espaço Bloom nas edições de outubro de 2018 e março de 2019 para apresentarem as próximas coleções. Além disso, vão receber um incentivo financeiro de dois mil euros, para produção e desenvolvimento de futuros trabalhos.

Simonetta Gianfelici sublinha a importância do prémio: “Adoro Portugal pelo facto de apoiarem os jovens designers e os acompanharem por duas estações. Isso é muito importante, terem espaço e a oportunidade de estar em contacto com editores de moda e a imprensa”, comenta.

A iniciativa, que tem como objetivo renovar a panorama da moda nacional e apoiar jovens talentos, começou há 14 anos e foi responsável pelo lançamento de nomes como Carla Pontes e Diogo Miranda e, mais recentemente, Sara Maia, Olimpia Davide, Beatriz Bettencourt, David Catalán e Inês Torcato no mercado da moda.

Artigo editado por Filipa Silva