“A Europa está aqui” é o tema do concurso NORTE MULTIMÉDIA, lançado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), no âmbito dos prémios “O Norte somos nós”.

Fotógrafos, realizadores e produtores profissionais ou amadores até aos 35 anos poderão concorrer até ao dia 31 de março com trabalhos realizados na Região Norte. O objetivo é perceber como é que os jovens percecionam a Europa.

Cada candidato pode enviar três imagens ou um vídeo com a duração máxima de um minuto. Os vencedores habilitam-se a ganhar vales de cinco mil euros em material multimédia – três mil euros para o vencedor da melhor curta e dois mil para o vencedor da melhor fotografia.

Mas os prémios não se esgotam aqui. De acordo com Vitor Devesa, Coordenador do Gabinete de Marketing e Comunicação da CCDR e júri do concurso, “para além dos premiados, vamos ter também uma escolha dos trabalhos mais simbólicos e com mais qualidade e vamos atribuir menções honrosas”. Estes trabalhos serão selecionados pelo júri e votados pelo público e, além das menções honrosas, os trabalhos escolhidos poderão ser expostos no Mira Fórum, um dos parceiros da iniciativa.

Segundo Vítor Devesa, os vencedores serão escolhidos não só pelo critério qualitativo, mas também por um critério subjetivo: “Vamos ter que fazer um exercício de semiótica para perceber qual é o trabalho que para além de ser original, tenha essa ligação à Europa”, explica.

De acordo com o júri do concurso, a escolha do tema “A Europa está aqui” surgiu da necessidade de “atingir um público mais jovem”. Um dos objetivos é “sensibilizar os jovens para os investimentos que foram feitos e para uma região que está mais moderna e dinâmica com o apoio dos fundos comunitários”, afirma Vitor Devesa.

O júri relembra: “Independentemente de ter o primeiro lugar ou não, para jovens emergentes é uma forma de criar currículo e portefólio. Poder levar fotografias para o Mira Fórum é um estímulo. O facto de se juntarem a este tipo de iniciativas dá-lhes escala e visibilidade” .

Os resultados do concurso serão anunciados a 9 de maio.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro