Há cerca de três meses que o Programa Nacional para a Diabetes da Direção-Geral de Saúde (DGS) está sem diretor, o que está a ter um impacto negativo em várias regiões do país. O alerta vem da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD).

Ao JPN, Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, disse que a situação “é absolutamente incompreensível” e que vai intervir: “Eu vou interferir junto da Direção Geral da Saúde para ver se eles nomeiam rapidamente o diretor do programa”.

Mais de um milhão de portugueses tem diabetes

Em conversa com o JPN, Rui Duarte, presidente da SPD, explicou que a ausência de uma entidade responsável está a refletir-se negativamente ao nível da coordenação: “Existem responsáveis regionais pela diabetes que se debatem com problemas de funcionamento, mas não têm a quem reportar os problemas que encontram”.

Retinopatia diabética: problema ocular que afeta os diabéticos, levando a perdas de visão. Esta doença é provocada por alterações nos vasos sanguíneos da retina, que deixam sair líquido e sangue para a retina, causando lesões e/ou cegueira.

Além disso, algumas zonas, como a região Centro, o Alentejo e o Algarve, estão a sofrer atrasos ao nível do rastreios de retinopatia diabética. “Há uma grande disparidade regional”, alerta o presidente.

A Sociedade Portuguesa de Diabetologia enviou um documento à Diretora-Geral da Saúde, no dia 12 de março, assinado pelos Coordenadores Regionais do Programa da Diabetes das Administrações Regionais de Saúde do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo, do Alentejo e do Algarve, bem como pelo presidente da SPD, que inclui os anseios e as vontades das Unidades Coordenadoras Funcionais para a Diabetes. Até à data, não obtiveram resposta.

Ainda assim, Rui Duarte mantém-se compreensivo. “Nós entendemos que é um programa ambicioso com muitos anos, mas implica disponibilidade de tempo e condições dadas pela tutela para que seja feito com efetividade”, garante.

De acordo com dados do Observatório Nacional da Diabetes (OND), a diabetes é uma das principais causas de morte em Portugal. Em 2015, 13,3% da população portuguesa entre os 20 e os 79 anos, ou seja, mais de um milhão de portugueses dentro desta faixa etária têm diabetes.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro