A 42ª edição do Portugal Fashion terminou, este sábado, com o desfile de Diogo Miranda. No fim de três dias de moda nacional no Parque da Cidade do Porto, onde foi criada uma Cidade da Moda, o criador apresentou uma coleção feminina e sofisticada.

Em ano de celebração dos seus 10 anos de carreira, o designer pegou num cristal de um candelabro de família que tem no seu ateliê, em Felgueiras, para criar peças com uma silhueta mais austera, sem perder a identidade da marca.

As linhas retas e assimetrias das peças transportavam para o universo do objeto. Também os decotes profundos e as rachas vertiginosas aludiam à silhueta do cristal.

Diogo Miranda explorou volumetrias e moldou mangas com efeito 3D, através da utilização de tafetá de seda e tecidos técnicos, tendo sempre o candelabro em mente.

O brilho esteve presente em praticamente todos os coordenados. Para representar os reflexos dos cristais, o estilista usou pedraria e explorou materiais como o veludo molhado com fio de lurex e o tecido riscado.

Algumas modelos desfilaram ainda com cristais ao pescoço.

Através de uma paleta de cores essencialmente neutra, com o vermelho a destacar-se como ponto de luz, o designer criou folhos e plissados em peças oversized que contrastavam com outras silhuetas mais esguias.

Artigo editado por Filipa Silva