O Dia Mundial do Teatro celebra-se a 27 de março, desde 1961, e pretende fazer chegar a arte à população em geral. Este ano, a efeméride assinala-se um pouco por todo o país com múltiplas atividades gratuitas ou a preços mais acessíveis. O JPN apresenta-lhe algumas sugestões, no Porto e arredores, para comemorar a data.

Porto: De visitas guiadas gratuitas à exibição de um documentário

O Teatro Nacional São João preparou duas visitas guiadas gratuitas, às 12h30 e às 15h00, para todos aqueles que queiram conhecer o edifício que, em 2020, se torna centenário.

Com a visita, os participantes vão ter a oportunidade de descobrir as histórias que a sala de espetáculos e o ateliê de figurinos e adereços guardam. A iniciativa conta com tradução em inglês, francês, espanhol e video guia em Língua Gestual Portuguesa. Os bilhetes são disponibilizados 30 minutos antes do início das visitas.

A apresentação das propostas para o último quadrimestre da temporada 2017/2018 (abril a julho) está marcada para as 18h00. Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração do TNSJ, e Nuno Carinhas, diretor artístico, vão estar presentes na sessão que conta ainda com o contributo de alguns dos criadores que vão estrear os seus projetos no Teatro Nacional São João.

As celebrações do Dia Mundial do Teatro têm também prevista a apresentação do documentário de Paulo Abreu I Don`t Belong Here. A exibição do filme, que permite ver os bastidores da peça homónima de Dinarte Branco e Nuno Costa Santos, centrada nos portugueses a viver nos Estados Unidos e no Canadá obrigados a regressar a Portugal, inicia-se às 21h00. A entrada é livre até ao limite da lotação, mas é obrigatório o levantamento dos bilhetes, no máximo dois por pessoa, disponíveis a partir das 13h00 na bilheteira do TNSJ.

Uma conversa com Paulo Abreu, Dinarte Branco e alguns dos intervenientes do documentário segue-se ao término da exibição do filme.

Braga: “Desencontros de dois casais” em palco no Pequeno Auditório do Theatro Circo

A Companhia de Teatro de Braga celebra a efeméride com a estreia da peça “HUMIDADE”, da dramaturga mexicana Bárbara Colio, no palco do Pequeno Auditório do Theatro Circo, às 21h30.

A obra teatral centra-se nos “desencontros de dois casais, num hostel, numa cidade húmida – por exemplo Braga. Cruzamentos de vidas em viagem, presas pela chave da porta. A fobia do encontro no enquadramento da foto e a solidão que a chuva miudinha acentua. E os personagens vivem um acontecimento apaixonante, num quadro do desespero da nossa contemporaneidade”. 

Os bilhetes custam 10 euros.

Maia: O cinema vai ao teatro

Para assinalar o Dia Mundial do Teatro, a Câmara Municipal da Maia e a Maia Cultura prepararam uma programação especial, com início a 21 de março. No dia 27, as atividades começam às 15h00. No Auditório da Quinta da Caverneira, o cinema vai ao teatro e está planeada a exibição do filme “The Lovebirds”, de Bruno Almeida, que apresenta seis histórias de amor passadas numa só noite em Lisboa. A entrada é gratuita.

Às 18h00, também no Auditório da Quinta da Caverneira, com entrada livre, há apresentação de Uma Hora com as Férias no Palco e Leitura da Mensagem do Dia Mundial do Teatro.

Vila Nova de Gaia: Plebeus Avintenses levam “O Circo” a palco

Os Pleubeus Avintenses celebram a data com a peça “O Circo”, no Auditório Municipal de Gaia, às 21h30. A entrada é livre até à lotação da sala.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro