Numa cerimónia que decorreu no Casino Estoril, este domingo, a Academia Portuguesa de Cinema distinguiu Dinis Leal Machado com o grande Prémio Sophia Estudante, pela curta “Snooze”, que apresentou como projeto final do curso na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD).

“Snooze” conta a história de um rapaz que, graças ao incentivo de um amigo, usa uma aplicação de relacionamentos na tentativa de arranjar uma nova namorada, depois de ficar um pouco depressivo pela anterior ter terminado com ele, explicou o realizador.

Com a curta, Dinis Leal Machado pretende refletir sobre “as relações pessoais e, sobretudo, sobre as relações dos jovens com as redes sociais”, esclareceu.

O licenciado em Tecnologia de Comunicação Audiovisual sublinhou que a conquista do Grande Prémio Sophia Estudante “é um bom reconhecimento” e ambiciona que possa significar algo para o futuro, que espera estar ligado à sétima arte.

A curta já tinha sido reconhecida nos prémios Sophia Estudante, nas categorias de ficção, documentário, animação e experimental

Dinis acredita que o cinema académico está a passar por um bom momento e destacou a “grande variedade de géneros nos filmes realizados por estudantes” com “abordagens criativas diferentes”. O jovem de 22 anos acredita que coisas muito positivas podem sair desta nova geração e ser “um forte contributo para o panorama português”.

Ao JPN, revelou que, no momento, está a tentar começar um documentário, mas o projeto ainda está bastante “verde”. Em conjunto com o irmão, Daniel Leal Machado, gere a Srª Panorama, um projeto cinematográfico que, atualmente, está “um pouco parado”, segundo Dinis. O último trabalho traduziu-se na produção do videoclip “Nada”, primeiro single do álbum “Berro” de Rui Taipa.

Dinis Leal Machado já tinha sido, em dezembro de 2017, um dos seis realizadores em início de carreira reconhecidos pelos prémios Sophia Estudante, nas categorias de ficção, documentário, animação e experimental. Esse reconhecimento valeu-lhe a nomeação para o galardão que agora venceu: o Grande Prémio Sophia Estudante.

O concurso, com início em 2017, teve a participação de 18 escolas com um total de 86 obras. O Sophia Estudante, no valor de cinco mil euros, tem por objetivo distinguir realizadores em início de carreira.

“São Jorge”: sete galardões para o filme de Marco Martins

Na sexta edição dos prémios Sophia, o grande vencedor foi o filme de Marco Martins, “São Jorge”, sobre a história de um pugilista que se transforma em cobrador de dívidas para sobreviver.

O filme arrecadou sete galardões, metade dos prémios para os quais estava nomeado: melhor filme, melhor realização, melhor ator principal, melhor ator secundário, melhor argumento original, melhor fotografia e melhor direção artística.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro