A decisão de terminar com o evento tauromáquico, aprovada pelo Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra, na noite de segunda-feira, vai de encontro ao resultado de um referendo de estudantes. Cerca de 90% dos veteranos presentes na reunião votaram a favor do fim da garraiada, de acordo com João Luís Jesus, dux da Universidade de Coimbra.

Depois de alguns avanços e recuos, a decisão é final e chega pelas mãos do mesmo órgão que, a 21 de março, tinha decido que a garraiada ia continuar, numa deliberação contrária à vontade demonstrada pelos estudantes de Coimbra, em referendo.

Na consulta estudantil, a maioria dos estudantes – 70.7% dos 5.638 participantes -mostrou-se contra a realização da garraiada, ao responder “Não” à pergunta “Deve o evento garraiada continuar no programa oficial da Queima das Fitas?”.

No encontro de 21 de março, 14 veteranos votaram pela manutenção do evento que se realizava anualmente na Figueira da Voz, 11 votaram contra e dois abstiveram-se. O resultado da reunião acabaria por ser anulado devido à deteção de “irregularidades”, contou João Luís Jesus.

Ao dux foi reportada a participação de pelo menos um elemento que não possuía uma posição na Hierarquia Praxística que lhe permitisse integrar a reunião. Esta situação contraria as normas estabelecidas no código de funcionamento do Conselho, pelo que “todas as decisões foram automaticamente invalidadas” e foi necessária a realização de uma nova reunião, explicou João Luís Jesus.

Neste último encontro do Conselho de Veteranos, estiveram presentes 76 membros, mais do dobro que na primeira, 27. O dux da Universidade de Coimbra acredita que esta maior participação pode estar na origem da mudança de decisão.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro