A Câmara Municipal do Porto (CMP) organiza esta terça-feira (10), na Quinta da Bonjóia, o encontro anual do Programa Aconchego, que junta jovens estudantes e seniores.

Com o lema “casa para quem estuda, companhia para quem precisa“, o projeto foi criado em 2004 e resulta de uma parceria entre a CMP e a Federação Académica do Porto (FAP).

João Pedro Videira, presidente da organização académica, explica que o Programa Aconchego procura “dar resposta ao problema do alojamento académico, ao mesmo tempo que incentiva o combate à solidão na terceira idade”, dando aos estudantes deslocados uma solução de hospedagem alternativa, no centro da cidade, em casa de idosos que vivam sozinhos.

“Há mais procura do que oferta”

De acordo com o dirigente académico, as experiências têm sido “muito positivas” e “os estudantes ficam absolutamente satisfeitos”. “Primeiro, porque retiram um encargo à família, e depois, porque todos os pares têm resultado perfeitamente”, adianta João Pedro Videira.

De momento, o Programa Aconchego junta debaixo do mesmo teto 15 pares idoso-estudante, contudo, o presidente da FAP diz que “há mais procura do que oferta” e que “da parte dos estudantes” não conseguem dar resposta a todos os pedidos.

João Pedro Videira explica que, apesar dos esforços da CMP para alargar o número de idosos disponíveis para receberem estudantes em casa gratuitamente, ainda existem cerca de 50 jovens em lista de espera e que, por isso, “necessitavam de mais técnicos sociais para fazerem a monitorização do decorrer da estadia do estudante”, de forma a conseguirem aumentar o número de pares.

Ainda assim, a iniciativa, que se baseia numa perspetiva de troca mútua sem carácter monetário, tem vindo a crescer ano a ano. “Este ano temos mais dois idosos, mas, todos os anos, recebemos mais dez a 15 candidaturas por parte dos estudantes”, frisa João Pedro Videira.

No encontro que celebra as histórias e o convívio intergeracional promovido pelo Programa Aconchego vão estar presentes os 15 pares que, de momento, integram o projeto, um membro da direção da FAP e o vereador da CMP com o pelouro da Coesão e Habitação Social, Fernando Paulo.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro