Está definida a ordem pela qual os cinco candidatos à eleição para o lugar de reitor da Universidade do Porto entre 2018 e 2022 vão dar a conhecer os seus planos de ação para a instituição, caso sejam eleitos.

Com o alinhamento determinado de forma aleatória na reunião desta segunda-feira da Comissão Eleitoral, os candidatos apresentam-se em Audição Pública no dia 24 de abril, no Salão Nobre da Reitoria. Apesar disso, os planos de ação já estão disponíveis para consulta.

O primeiro a mostrar o projeto desejado para a U.Porto é o atual reitor recandidato, Sebastião Feyo de Azevedo, às 09h00, seguindo-se  António Sousa Pereira, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, apresenta-se às 11h00.

Já Xose Rosales Sequeiros, docente Universidade Nazarbayev, no Cazaquistão, tem apresentação marcada para as 14h00. O último candidato a abordar os objetivos caso seja eleito reitor é Peter James Godman, responsável pelo Seminário de Inteligência da Faculdade de História da Universidade de Cambridge, às 16h00.

A cada candidato são dados 30 minutos para a apresentação do seu plano de ação, seguindo-se um período de uma hora dedicado a questões colocadas pelos Membros do Conselho Geral. As apresentações são individuais, sem a presença dos restantes candidatos na sala.

Cabe aos Membros do Conselho Geral eleger o próximo reitor da Universidade do Porto que ocupará o cargo entre 2018 e 2022. A votação acontece no dia 27 de abril.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro

**Artigo atualizado no dia 18 de abril às 17h13, uma vez que a desistência do candidato Allen G. P. Ross alterou a ordem de apresentação dos projetos dos candidatos a reitor