Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, Tiago Guedes, diretor do Teatro Municipal do Porto, e Tiago Bartolomeu Costa, adjunto para as relações internacionais do secretário de Estado da Cultura, foram os responsáveis pela apresentação do IETM Porto Plenary Meeting. O evento, que regressa a Portugal 20 anos depois da passagem por Lisboa, com o mote “Other Centres – Paths, Perspectives, Practices”, irá percorrer vários locais da cena cultural portuense.

O encontro resulta de uma coorganização do Teatro Municipal do Porto e da Bússola com o IETM – Rede Internacional das Artes Performativas Contemporâneas. De acordo com Rui Moreira, o encontro permite ao Porto – reconhecido como uma cidade “culturalmente ativa, com agentes artísticos dinâmicos e um público sempre presente” – reforçar “o seu posicionamento internacional, confirmando a estratégia cultural que foi desenhada para a cidade”.

Segundo o presidente da Câmara Municipal do Porto, o programa do evento liga-se com a cidade, “com a sua identidade e o seu posicionamento atual”, além de se alinhar com a “filosofia cultural do Porto e também dos seus agentes culturais”.

Rui Moreira vê no projeto uma oportunidade clara de posicionar o Porto no “circuito da criação artística contemporânea europeia e mundial, assim como um momento raro de visibilidade internacional da cidade e dos seus agentes artísticos”.

O evento permite ainda atribuir maior foco ao Festival DDD – Dias da Dança, organizado pelo Teatro Municipal do Porto, que se inicia a 26 de abril, assim como o encontro.

A aproximadamente “duas semanas do encontro estão oficialmente registados mais de 600 profissionais de 46 países”

O Festival DDD quase que fez com que o Teatro Municipal do Porto recusasse o desafio do IETM de participar na organização do plenário, revelou Tiago Guedes. As datas coincidiam e, apesar de referir a capacidade de improviso e de organização de grandes eventos, sabia o que implicava o planeamento de um encontro como o que lhe foi proposto, explicou.

Pensando melhor, concluiu que não podiam dizer não a um evento que ia “colocar o Porto no centro das atenções, no que diz respeito às artes performativas”, além de conferir visibilidade ao que têm feito nos últimos quatro anos, esclareceu Tiago Guedes.

Tiago Bartolomeu Costa salientou que a organização do IETM Porto Plenary Meeting só foi possível “porque houve uma verdadeira cooperação entre as instituições, públicas e privadas, os agentes e as entidades que os representam, a universidade, os teatros” e o próprio IETM.

O evento que, de acordo com Rui Moreira, conta com um orçamento de 194 mil euros, espera receber cerca de 700 participantes.

A aproximadamente “duas semanas do encontro estão oficialmente registados mais de 600 profissionais de 46 países, um envolvimento notório que transformará o Porto no centro mundial das artes performativas durante esses dias”, adiantou o Presidente da Câmara Municipal do Porto.

No programa do IETM Porto Plenary Meeting constam mais de 40 sessões, entre debates, palestras, workshops, painéis informativos e percursos artísticos que permitem dar a conhecer a cidade, através dos olhos dos seus agentes culturais.

Dia 25 de abril, véspera do início da iniciativa, está planeada uma visita a Guimarães que tem por objetivo uma perceção alargada do panorama artístico nacional.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro