Um dia depois da Federação Académica do Porto (FAP) tornar pública a oposição à sobreposição dos processos de eleição do cargo de Reitor da UP e dos representantes dos estudantes no Conselho Geral, Artur Santos Silva, presidente deste órgão, assina um comunicado no qual considera que o Conselho Geral “encara o processo de eleição do Reitor da U.Porto com a maior seriedade e transparência”.

Em causa está o facto de os estudantes eleitos a 23 de abril não poderem participar ainda na escolha do Reitor, uma vez que só tomarão posse a 22 de junho.

Em comunicado enviado às redações, o presidente do Conselho Geral da UP acredita que a palavra dos estudantes está “devidamente valorizada”: “A representação estudantil no atual processo de eleição do Reitor está, como sempre esteve, devidamente assegurada, pois os quatro estudantes que se encontram atualmente em funções no Conselho Geral mantêm toda a sua legitimidade, sendo os legais representantes do corpo estudantil”.

Conselho Geral teve em consideração o pedido da FAP

De acordo com a nota enviada à imprensa, a comunicação enviada pela FAP a Artur Santos Silva a 25 de janeiro a apelar para que não houvesse sobreposição, “foi submetida a apreciação do Conselho Geral na sua reunião mais próxima”, a 16 de fevereiro. Nessa reunião foi também distribuída proposta de calendário para a eleição do Reitor, com o ato eleitoral previsto para o dia 27 de abril “desde 11 de dezembro de 2017”.

De forma a atender ao pedido da FAP, “o Presidente solicitou ao Conselho que se pronunciasse sobre se a próxima eleição dos Representantes dos Estudantes deveria influenciar o calendário para a Eleição do Reitor. O Conselho decidiu por unanimidade que o calendário para a Eleição do Reitor não devia ser alterado”, pode ler-se no comunicado.

A 26 de fevereiro, o presidente e o secretário do Conselho Geral reuniram com o presidente e o secretário-geral da FAP, altura em que transmitiram a decisão relativa à eleição do Reitor.

Desta maneira, o Conselho Geral garante que “o processo eleitoral em curso para a eleição do Reitor da UP cumprirá necessariamente os princípios da seriedade, transparência e democraticidade”.

Os novos representantes dos estudantes no Conselho Geral vão ser eleitos a 23 de abril, enquanto que o novo Reitor da UP vai ser eleito a 27 de abril.

Artigo editado por Filipa Silva