Depois de ter batido o recorde nacional em piscina longa, Ana Catarina Monteiro volta a surpreender, desta vez em piscina curta, no Open Vale do Sousa, em Felgueiras. A atleta do Vilacondense, ao participar pela primeira vez nas provas deste fim de semana, bateu quatro recordes pessoais: nos 800 metros livres, 200 estilos, 100 bruços e 100 mariposa.

Em conversa com o JPN, Ana Catarina Monteiro confessa estar surpreendida com os resultados obtidos no Open em Felgueiras, sobretudo depois de ter participado no Open de Espanha na semana anterior e de ter iniciado uma fase mais intensa de treinos: “Para mim o estranho foi conseguir bater o recorde num momento em que já estava a iniciar o trabalho de carga para preparar o Europeu [de Glasgow]”.

Foi ao realizar a prova de 200 metros mariposa em 2 min. 07, 62 segundos que a atleta do Vilacondense superou a marca de 2 min. 08,54 segundos que pertencia a Sara Oliveira desde 2010. “Está a ser a minha melhor época de sempre” avança ao JPN.

Para além de ter superado quatro recordes pessoais, Ana Catarina Monteiro levou ainda cinco medalhas para casa. Três de ouro e duas de prata. O ouro foi nos 100 metros mariposa, ao concluir a prova em 1 min. 00, 38 segundos, nos 200 mariposa, em 2 min. 07,62 segundos, e nos 200 estilos, em 2 min. 16,09 segundos. “Nunca pensei tirar um segundo ao recorde neste momento da época”, acrescenta.

As medalhas de prata foram conseguidas nas provas de 800 livres e 100 bruços, em que conseguiu bater as marcas pessoais, com um tempo de 8 min. 48,92 segundos nos 800 livres e 1 min. 12, 15 segundos nos 100 bruços, respetivamente.

“Está a ser a minha melhor época de sempre”

Uma semana antes do Open Vale do Sousa, Ana Catarina Monteiro esteve em Espanha a competir e o desfecho foi bastante positivo, mas igualmente desgastante: “Durante a semana foram seis dias de competição, com dois dias de treino e um teste da faculdade pelo meio”, avança ao JPN.

Na prova realizada em Espanha, a atleta do Vilacondense obteve duas medalhas, uma de prata e outra de bronze. A medalha de prata foi nos 100 mariposa, voltando a bater o recorde pessoal, em uma décima (59, 86 segundos).

Na prova de 200 mariposa conseguiu o bronze perdendo o ouro para a campeã olímpica, Mireia Belmonte, e a prata para Judit Ignacio, medalha de bronze no Europeu de Londres em 2016.

Para a atleta ter conseguido chegar às medalhas foi muito positivo: “Foi uma medalha muito gratificante. Voltei a nadar duas vezes nos 2 min. e 10 segundos que era o tempo que tinha como recorde, mas solidifiquei a marca”, admite.

Ana Catarina Monteiro conseguiu os mínimos para o Mundial de piscina curta e superou o recorde nacional, em piscina longa, que pertencia a Sara Oliveira, desde Pequim 2008.

Ana Catarina Monteiro vai participar no Europeu de Glasgow de 3 a 9 de agosto e no Mundial na China, de 11 a 16 de dezembro deste ano. DR Foto: DR

Para Ana Catarina Monteiro a época tem sido risonha. Desde que voltou ao ativo depois de uma lesão, a atleta do Vilacondense começou a bater recordes nacionais. “Ter começado a bater recordes pessoais em quase todas as provas foi muito bom e deu-me uma força extra”, reitera.

Depois de terminadas as provas, Ana Catarina admite que está focada no Europeu de Glasgow e que o seu objetivo é bater o recorde pessoal: “O meu grande objetivo é chegar lá e bater o recorde pessoal. Sei que se isso acontecer tenho a meia-final garantida”.

Até ao Europeu, a atleta do Vilacondense vai disputar os jogos do mediterrâneo, em que Portugal vai participar com o Comité Olímpico, no final do mês de junho. Depois vai realizar alguns estágios de preparação para o Europeu e, ainda vai disputar alguns meetings internacionais em Portugal, Espanha e França.

Recorde-se que o Europeu de Glasgow vai decorrer ainda durante esta época, de 3 a 9 de agosto, na Escócia. No início da próxima época, Ana Catarina Monteiro vai ainda participar no Mundial em Hanghzou, na China, de 11 a 16 de dezembro deste ano.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro