“Reduzir o número de copos de plástico produzidos e desperdiçados”. É este o objetivo da Federação Académica do Porto (FAP) e razão pela qual a Queima das Fitas do Porto vai contar com copos reutilizáveis, este ano.

Ao JPN, Abel Tiago, vice presidente da FAP, explica que “todas as barraquinhas vão ter os copos disponíveis para compra dos consumidores”. Com o custo de um euro, quem comprar o copo recebe também um token (uma ficha).

“Uma pessoa que vá todos os dias à Queima e que compre um copo no primeiro dia pode usá-lo todos os dias”, uma vez que as equipas de segurança irão permitir que se entre com o objeto no recinto, esclarece Abel Tiago.

Quem quiser poderá ser reembolsado em 50 centimos ao devolver o copo e o token em postos específicos da FAP no recinto da Queima. Há ainda “um posto especial que funciona da mesma forma que as bilheteiras, ou seja, está dentro do recinto mas virado para fora para evitar filas no final da noite”, explica o vice-presidente.

Caso o consumidor queira ficar com o copo depois do festival, poderá entregar o token que recebeu com o copo nos postos da federação e, por cada “4 ou 5 tokens” devolvidos, número ainda a definir, a FAP compromete-se a plantar uma árvore.

“Em 2017 foram usados cerca de 580 mil copos”

Segundo a FAP, “em 2017 foram usados cerca de 580 mil copos de cerveja e de bebidas brancas”, a gama abrangida pela nova medida. “Este ano vamos ter uma produção de 300 mil copos reutilizáveis”, revela Abel Tiago, que admite apostas no mesmo sistema em eventos futuros da FAP.

A medida foi comunicada em reunião com as comissões das barraquinhas no dia 9 de abril, e segundo o vice-presidente da FAP, as preocupações focam-se, sobretudo, na comunicação do processo aos consumidores.

“Como não é algo que as pessoas estejam habituadas na Queima, apesar de ser uma realidade em muitos eventos, as comissões ficaram algo reticentes”, revela Abel Tiago.

A introdução da nova medida surge depois da assinatura de um protocolo entre a FAP e a Câmara Municipal do Porto para uma Queima mais ecológica. Casas de banho ligadas ao saneamento, luzes LED e restrições para reduzir a poluição sonora foram algumas das novidades apresentadas no mês passado.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro