Concluída a primeira semana de fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que decorrem até sexta-feira (27) em Aveiro, a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP) somou mais dois títulos para a UP depois do primeiro lugar conquistado no andebol feminino.

Os “engenheiros” do Porto foram os melhores no campeonato de futebol e de voleibol masculino.

Em destaque, esteve também a Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) que, a jogar em casa, levou o “ouro” em basquetebol masculino e hóquei em patins.

Das sete finais já realizadas, três foram ganhas por equipas do Porto, três por Aveiro e uma pela Universdade de Évora.

Futebol de 11

A AEFEUP foi, pela primeira vez na sua história, campeã nacional no futebol masculino. Na final, a equipa do Porto venceu a Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) por uma bola a zero.

No final do encontro houve um conflito entre jogadores, adeptos da AAUTAD e os árbitros. A Federação Académica de Desporto Universitário informou, em comunicado, na sequência dos eventos, que está a ponderar suspender a modalidade no desporto universitário.

A Católica do Porto assegurou o bronze frente à Associação Académica da Universidade do Minho nas grandes penalidades, por 4-3.

Voleibol

No voleibol masculino, o “ouro” também foi para a AEFEUP que venceu pela margem mínima (3-2) a Associação Académica da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (AAULHT).

O título regressa à FEUP, campeã em Lisboa (2015/2016) que no ano passado tinha visto o troféu fugir para a equipa do Politécnico do Porto.

Em terceiro lugar ficou a Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico ao derrotar a Católica de Lisboa por 3-1.

Basquetebol

A AAUAv foi, pela nona vez, campeã em basquetebol masculino. A equipa da casa, uma das históricas nesta modalidade no universo da academia, conseguiu vencer pelo segundo ano consecutivo a final, desta vez contra a Associação de Estudantes do Instituto Superior da Maia, após prolongamento, por cinco pontos (66-71).

Na disputa pelo terceiro e quarto lugares, a Associação Académica da Universidade do Minho venceu ao Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo, por 70-63.

Hóquei em patins

No hóquei em patins, a AAUAv sagrou-se campeã nacional, pela primeira vez, frente à Universidade do Porto, ao vencer por 5-1. Recorde-se que a UP, no ano passado, perdera a final frente à Associação Académica de Coimbra (AAC). Esta que, nesta edição, acabou por receber o bronze, ao vencer a AAUM por 5-4.

Andebol

Se no hóquei a UP levou a prata, no andebol feminino viu o ouro ser conquistado na final de quinta-feira, pela sexta vez. Recorde-se que a UP perdera o título de campeã nacional, no ano passado, para a equipa aveirense, que é agora vice-campeã nacional.

Na disputa pelo terceiro e quarto lugares, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) venceu à Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) por 27-25.

Futsal

No futsal feminino, a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE) venceu o IPL por duas bolas a zero. A AAUE conquistou, assim, a sua primeira medalha de ouro, tendo-se ficado pela “prata” em 2013/2014 e 2015/2016.

Com o terceiro lugar ficou a AAC ao golear a AAULHT por 4-1.

Recorde-se que as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários decorrem até ao dia 27 de abril, em Aveiro, por onde vão passar ainda cerca de 700 atletas-estudantes, provenientes de todo o país.

Artigo editado por Filipa Silva